quinta-feira, 17 de junho de 2010

PADROEIRO


Apodienses comemoram de 15 a 24 festejos de São João Batista

APODI – A população apodiense comemora de 15 a 24 de junho os festejos em comemoração ao padroeiro da cidade São João Batista, cujo tema é “Com São João preparar o caminho para o senhor”.

No campo religioso todas as noites aconteceram missas, novenas e no final dos festejos a tradicional procissão de São João Batista pelas ruas da cidade. Já a programação social consta a realização de vários shows na Praça Getulio Vargas com as Bandas Forrozão Arretado, Circuito Musical, Forro na Pisada, Bakulejo e Forro Diferente.

Em Apodi já é tradição durante a festividade religiosa os fiéis do padroeiro acompanhar piamente as missas e novenas cuja organização foi divida entre as pastorais, secretarias, e membros da sociedade organizada apodiense. Nesse período o município também recebe a visita dos seus filhos que moram em outras cidades, outros estados.

A parte social conta com o total apoio da Prefeitura do Apodi via Secretaria Municipal de Turismo e Cultura garantiu a contratação de bandas e o curso de apresentações de quadrilhas estilizadas de Apodi e toda região do Médio e Alto Oeste Potiguar.

De acordo com a prefeita da cidade, professora, Goreti Silveira Pinto (PMDB) a comunidade católica apodiense é muito fervorosa, trabalha pela igreja, são pessoas ligadas de uma longa caminhada, que passaram sua fé para os filhos que hoje dão continuidade a essa festas que a cada ano tem crescido.

O ponto alto dos festejos de São João Batista acontece no dia 24 com festa do padroeiro, as comemorações começaram logo pela manhã com tocar do sino e fogos de artifício e a tarde a procissão com a Imagem do Santo, seguida da benção do Santíssimo Sacramento.

DESPEDIDA – Um fato que deixara a população apodiense triste será a despedida do padre da cidade, o holandês, Theodoro Johannes Franciscus Snijders, que chegou a Apodi no dia 22 de agosto de 1983 assumindo a Paróquia de Apodi que inclusive é detentora de dois Padroeiros São João Batista e Nossa Senhora da Conceição e terminou se apaixonando pela cidade pela sua gente. Este ano completa 27 anos de atuação, mas para a tristeza da população apodiense o padre Theodoro Johannes Franciscus Snijders esta deixando Apodi, o Brasil e retornando para sua cidade Helmond na Holanda.

Ascom PMA


--

Nenhum comentário: