Procissão encerrará festejos religiosos em Apodi
APODI - A comunidade católica apodiense realizará a tradicional procissão de encerramento dos festejos do padroeiro da cidade São João Batista, que teve dez dias de festa religiosa e social na cidade.
A população e vários outros fiéis que visitam Apodi neste período, que também é conhecido como uma data de reencontro de familiares e amigos, passaram por vários bairros e ruas da cidade, louvando e rezando com a imagem de São João Batista, marcando assim o final dos festejos religiosos que foi acompanhado de perto por Padre Theodoro Johannes Franciscus Snijders que deixará, depois de 27 anos de atuação, a Paróquia de Apodi e retornará para o seu pais de origem, a Holanda.
Os apodienses comemoram de 15 a 24 de junho os festejos em homenagem ao padroeiro da cidade cujo tema foi "Com São João preparar o caminho para o senhor".
No campo religioso, todas as noites acontecem missas, novenas e no final dos festejos a tradicional procissão de São João Batista pelas ruas da cidade.
Já na programação social consta a realização de vários shows na Praça Getúlio Vargas com as bandas Forrozão Arretado, Circuito Musical, Forró na Pisada, Bakulejo e Forró Diferente.
Em Apodi já é tradição durante a festividade religiosa os fiéis do padroeiro acompanharem piamente as missas e novenas cuja organização foi divida entre as pastorais, secretarias e membros da sociedade organizada apodiense. Nesse período, o município também recebe a visita dos seus filhos que moram em outras cidades, outros estados.
A parte social conta com o total apoio da Prefeitura do Apodi via Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, que garantiu a contratação de bandas e o curso de apresentações de quadrilhas estilizadas de Apodi e toda a região do Médio e Alto Oeste potiguar.
Festejo terá despedida de padre holandês da paróquia
Um fato que marcará o festejo do padroeiro de Apodi em 2010 se volta para a despedida do padre da cidade, o holandês Theodoro Johannes Franciscus Snijders.
O pároco, que chegou a Apodi no dia 22 de agosto de 1983, assumindo a Paróquia de Apodi, que inclusive é detentora de dois padroeiros São João Batista e Nossa Senhora da Conceição, terminou se apaixonando pela cidade.
Este ano completa 27 anos de atuação, mas para a tristeza da população apodiense o padre Theodoro Johannes Franciscus Snijders está deixando o Brasil e retornando para sua cidade, Helmond, na Holanda.
De acordo com a prefeita da cidade de Apodi, professora Goreti Silveira Pinto (PMDB), a comunidade católica apodiense é muito fervorosa, trabalha pela Igreja, são pessoas ligadas de uma longa caminhada, que passaram sua fé para os filhos, que hoje dão continuidade a essa festa, que a cada ano tem crescido
Do jornal Gazeta do Oeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário