sábado, 26 de junho de 2010


O declínio da centro-direita demotucana

O ACONTECIMENTO
Depois do Ibope consagrando uma tendência que toda máfia midiática encobria, quem não se lembra do linxamento que a Vox Populi sofreu por ter colocado Dilma a menos de 1 ponto a frente de Serra, com interpelações judiciais e difamações jornalísticas? Agora, o mesmo Ibope que meses atrás afirmava categoricamente que a Dilma não decolaria, se desmente publicamente com a própria pesquisa que coloca Dilma com 5 pontos percentuais acima de Serra. Quem melhor do que o Ibope para publicar a pesquisa da virada? Ironia, ah a ironia! Como ela é doce! Mesmo quando o prato está frio...
Os tucanos estão entre a cruz e a espada. A cruz é carregar nas costas o pós-lulismo e manter a estratégia de se aproximar do Lula e alienar Dilma de seu próprio antecessor que lhe apóia, operação de alto risco e complexidade. Isso, obviamente, as mídias conservadoras atacarão impetuosamente como a causa do declínio de Serra. Aí entra a espada do anti-lulismo. Mas essa mesma mídia praticou o anti-lulismo por 7 anos e tudo que conquistaram foram o descrédito e popularidade recorde para Lula.
O CENÁRIO
A ultrapassagem de Dilma possibilita uma revolução nos palanques estaduais, considerando que muitas candidaturas não foram ainda oficializadas. A ocasião pode levar o PSB a candidatura de Mercadante, considerando ainda o mal estar de um empresário socialista. A possibilidade do PT de Maranhão repetir o efeito Luizianne Lins aumenta (Luizianne Lins do PT se elegeu prefeita com o PT nacional apoiando outro candidato). Sai fortalecida a luta pela aliança PT-PMDB-PDT no Paraná, ainda aumentando a atração do PMDB de Santa Catarina ao PT. A razão é simples, os partidos indecisos não escolherão um candidato em declíno, provavelmente eles queiram vencer as eleições.
Mas a maior surpresa pode ser São Paulo, o PSDB tem um dos mais fracos candidatos numa eleição (perdeu para o DEM do Serra) e cujo PT inicia com grande vantagem. Se Mercadante conseguiu, em péssimas condições, 1/3 dos votos; com uma coligação maior e com uma conjuntura positiva (na outra eleição estava em marcha o factóide do Mensalão, aquele que o denunciante Roberto Jefferson foi cassado por não ter provas), ele é o favorito absoluto mesmo com a candidatura do socialismo capitalista do PSB.
A REFLEXÃO
O tucanismo entrou em crise existencial, sobretudo o DEM
(o PCdoB dos tucanos), está tão envolvido em corrupção que sequer tem o direito a solicitar humildemente a vaga de vice. Na cabeça de Serra a paranóia de "se correr o PT pega, se ficar o PT come", deve estar não só acelerando sua calvíce, como provocando arrepios no PIG (partido da imprensa golpista). Mas se continuar a sua farsesca inclinação à esquerda, terá de defender a revolução comunista proletária internacional. Da boca para fora, é claro. À direita, considerando o poio do DEM, Roriz, Roberto Jefferson e Maluf, só lhe resta o nazifascismo.
Apesar das vacilações do próprio PT, sobretudo, as articulações revoltantes no Maranhão (por apoiar os Sarneys) e em Minas Gerais (por sacrificar Pimentel), o trabalhismo terá a sua maior vitória eleitoral no país neste ano 2010.
Ao PSDB só cabe duas saídas, morrer à vista (caindo no antilulismo) ou em suaves prestações (a cada eleição diminui). Seus membros ainda lhe restam migrarem para um partido do bloco da centro-esquerda, como fez Chalita. Ou em última hipótese, lhe restam ainda refundar o integralismo, o Lacerda já refundaram com as crônicas de FHC. Serra deve estar pensando atualmente que foi muito melhor ter sido perseguido por ser de esquerda do que estar sendo protegido (pela elite) por ser de direita. Anauê! wiki repórter Johan - Fortaleza-CE

Nenhum comentário: