quarta-feira, 9 de junho de 2010

“Lula revolucionou a saúde no Brasil”, diz Temporão

Ministro diz que governo Lula está promovendo verdadeira revolução na saúde com programas como Saúde da Família, Brasil Sorridente e UPAs.

Por Marília Rocha e Débora Ramos

Foto: Elpídio Júnior
Enquanto discursava na cerimônia de inauguração da Unidade de Pronto Atendimento de Pajuçara, na Zona Norte de Natal, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que o governo do presidente Lula está promovendo uma verdadeira revolução na saúde do país.

“Lula está fazendo uma revolução na saúde do Brasil, beneficiando milhões de pessoas por meio de cinco programas principais: O Programa de Saúde da Família (PSF), Farmácia Popular, Brasil Sorridente, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA)”, disse.

De acordo com o ministro, atualmente, o PSF beneficia 110 milhões de brasileiros, o Brasil Sorridente já atendeu a mais de 80 milhões de pessoas e a Samu favorece cerca de 100 milhões em todo país.Temporão garantiu que, até o final do ano, todo o estado do Rio Grande do Norte será coberto pelo Samu.

Sobre a UPA de Pajuçara, ele comentou: “Quem precisa utilizar a Unidade de Pronto Atendimento em Natal vai encontrar um serviço de qualidade excepcional, que melhora cada vez mais”.

Na unidade da Zona Norte, a população poderá dispor de atendimento médico e odontológico, além de ter acesso a remédios e exames como raio-x.

Segundo o ministro, experiências com as UPAs no Rio de Janeiro comprovam que a cada mil pacientes que recebe atendimento nas unidades, apenas um precisa ser encaminhado a hospitais de grande porte.

Durante seu discurso, José Gomes Temporão aproveitou para fazer uma homenagem a Ruy Pereira, secretário estadual de educação morto em fevereiro deste ano.

no minuto pontocom

Nenhum comentário: