quinta-feira, 7 de janeiro de 2010




APODI – Os produtores rurais do Vale do Apodi que foram atingidos pelas enchentes do ano de 2008 e que somente agora estão sendo atendidos pela Defesa Civil Estadual, estão reclamando da forma como os Poços Artesianos do município estão sendo recuperados e pedem providencias da coordenação estadual da Defesa Civil.

O presidente da Associação dos Produtores de Arroz do Vale do Apodi, Francisco Antonio Gama e o vice-presidente da Associação dos Agricultores do Sitio Baixa Fechada, Francisco Jorge dos Santos “Poroca”, denunciam que a Comissão Municipal de Defesa Civil juntamente com as Associações Comunitárias do Vale do Apodi realizaram um levantamento em 2008 onde foi detectado problemas em 54 poços artesanais (cacimbão) e agora a Defesa Civil Estadual esta recuperando através de uma empresa contratada, mas eles alegam que os serviços estão sendo executados de forma errada e isso levara prejuízos aos agricultores.

“Em vez de poços (cacimbão) estão fazendo verdadeiras cisternas com cimento, isso faz com que não haja infiltração e os reservatórios não recebam água”, comentou o produtor rural Francisco Antonio Gama.

Cerca de 30 produtores rurais se reuniram na Comunidade Rural de Trapia para discutir o problema e a maioria defendeu que a Comissão Estadual de Defesa Civil faça uma visita nas comunidades para ouvir os agricultores e buscar uma solução para o impasse. Em Apodi tanto o Sindicato dos Trabalhadores Rurais quanto a Secretaria de Agricultura não foram procurados pela empresa que esta realizando a recuperação dos poços artesanais das comunidades rurais do Vale do Apodi.

Os produtores rurais estão articulando uma audiência com o Secretario de Recursos Hídricos, Ibere Ferreira para que providencias sejam tomadas. Uma comissão foi formada e ate segunda-feira estão se deslocando a Natal para manter o contato.

Ascom PMA

Nenhum comentário: