segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Forum Social Mundial começa no próximo dia 25
PDF Imprimir E-mail
A 10ª edição do Fórum Social Mundial - Grande Porto Alegre ocorre de 25 a 29 de janeiro. As atividades acontecem em Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapiranga e na Capital.


Representantes dos diversos movimentos presentes na reunião já acertaram detalhes para a caminhada de abertura do FSM, no dia 25. E às 10h dia 29 será realizada a I Plenária dos Movimentos Sociais, na Usina do Gasômetro. A CNTE estará presente.


O presidente da CUT-RS, Celso Woyciechowski, declarou que durante o FSM, a CUT e as demais centrais sindicais promoverão quatro seminários sobre o mundo do trabalho: "Crise mundial do capitalismo e perspectivas do movimento sindical", "Trabalho decente e pacto mundial pelo emprego", "Práticas antisindicais" e "Agenda mundial dos trabalhadores".


Woyciechowski acredita que no Fórum o desafio é construir uma agenda que enfrente a crise econômica e ambiental que o mundo está vivenciando: "precisamos apontar para a construção de um projeto sustentável com inclusão social".


Para o secretário de Comunicação da CUT-RS, Paulo Farias, o Fórum é um encontro de organizações sociais que desde 1999 se encontram, uma vez por ano, para mudar o mundo. "Podemos sentir o impacto que o FSM teve na América Latina nesses 10 anos. Os países que conquistaram um governo democrático representam os frutos do Fórum, a nossa luta por mudanças, para acabar com a política neoliberal", acredita Farias. Outro destaque feito pelo dirigente é a importância da capital gaúcha voltar a sediar o evento: "Porto Alegre é a capital mundial do FSM". (CUT)
Font: CNTE

Nenhum comentário: