quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

de Educação iniciará período de matrículas para a rede estadual de ensinoSecretaria

A Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC) já está matriculando os alunos para o ano letivo de 2010. De acordo com o calendário de matrícula, os alunos de escolas municipais e estaduais onde não houve greve dos professores em 2009 deverão ser matriculados de 11 a 15 de janeiro. Já de 1º a 5 de fevereiro serão matriculados os alunos das escolas da rede estadual onde houve greve.

De 10 a 12 de fevereiro serão matriculados os alunos novatos do ensino fundamental, médio e da educação de jovens e adultos.
O início do ano letivo está marcado para 1º de março, mas a SEEC admite pequenas mudanças no calendário para se adequar ao calendário municipal nas diversas cidades do estado. Sendo assim, as DIREDs (Diretorias Regionais de Educação) têm autorização para fazer mudanças em virtude do transporte escolar, uma vez que, o Estado e municípios firmaram convênios para realizar o transporte dos alunos da rede estadual e municipal em parceria.
A rede estadual de educação tem capacidade para matricular 410 mil estudantes do ensino médio e fundamental, mas, segundo Maria Auxiliadora, chefe da Subcoordenadoria de Organização e Inspeção Escolar, este número não deve ser alcançado. Segundo ela, a previsão é de que 330 mil estudantes façam matrícula na rede estadual. Os números têm como base o censo escolar de 2009 que tem registrado a diminuição de matrículas ano após ano.

De acordo com Maria Auxiliadora, essa diminuição já era prevista pelo IBGE e ocorre em função do controle de natalidade, que vem reduzindo o número de filhos na família brasileira, e ao crescimento das redes municipal e particular de ensino.

Nenhum comentário: