terça-feira, 11 de agosto de 2009

Escolas estaduais recebem cheques-livros

A Secretaria de Educação do Estado (SEEC) realizou ontem à noite a entrega dos cheques-livros para as escolas da rede estadual de ensino jurisdicionadas às 11ª, 12ª e 13ª Diretorias Regionais de Ensino (DIRED).
Com um investimento de R$ 300 mil para 145 escolas, a SEEC quer dinamizar as bibliotecas escolares com livros de qualidade para que os estudantes possam ter acesso a um amplo acervo literário.
De acordo com Beatriz Nunes de Oliveira, técnica pedagógica da SEEC, cada escola vai receber um valor de acordo com seu porte. Esses livros comprados pelas escolas serão imediatamente levados para suas bibliotecas, diferentemente do ano passado, quando foi preciso um processo de conferência por não haver tempo hábil para confecção dos cheques.
Durante a solenidade de entrega dos documentos de compra, o secretário de Educação do Estado, Ruy Pereira, enfatizou a importância dos livros para as escolas e do cheque, conclamando professores e diretores presentes a levar seus filhos para visitar a Feira do Livro de Mossoró. "Não existe objeto mais valoroso do que um livro. Não compre bolsa de grife cara, dê um livro de presente e gere sonhos, expectativas. Como nós insistimos tanto em não valorizar o livro, a educação?", questionou.
Para ele, a população não pode mais viver com um índice tão baixo de leitura e que precisa amar mais os livros e menos as coisas. "Precisamos propiciar coisas boas aos nossos filhos. Precisamos ocupá-los com a leitura, com o conhecimento", disse o secretário.
De acordo com dados do Instituto Prolivro, atualmente a população brasileira lê aproximadamente 4,7 livros por ano. Um aumento, se comparado com a última pesquisa, que apontava 1,8 livro por habitante.
A Secretaria de Educação, com essa iniciativa de presentear as escolas com cheques-livros, propicia aos estudantes das escolas beneficiadas maior acesso ao conhecimento e à educação de um modo geral.
Para Maria Lúcia Souza, coordenadora da Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar (CODESE), a feira do livro faz parte de um plano de leitura para estimular a construção de competências e instituir a competência leitora nos alunos. "A entrega do cheque-livro é assumir o compromisso com a riqueza do acervo, a política de leitura e a oportunidade de participar de uma escola de qualidade. A meta é otimizar espaços de leitura, seja biblioteca ou sala de leitura, e que a escola consolide um projeto de leitura oportunizando a participação da comunidade escolar, pois a escola tem um papel fundamental de consolidar o projeto de leitura e de estimular cantinhos de leitura em casa, na família, buscando envolver crianças e jovens mundo encantador da leitura", disse.

Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: