sexta-feira, 21 de agosto de 2009



De bom humor, Lula inaugura novos campi do IFRN e anuncia milagres
MAGNOS ALVES
Da Redação

Com um ótimo humor, o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, inaugurou nesta quinta-feira, 20, os novos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).
Durante a solenidade de inauguração, realizada no campus do IFRN do município de Ipanguaçu, Lula brincou por diversas vezes com o público presente, composto especialmente de estudantes de toda a região do Vale do Açu.
O presidente dispensou o discurso oficial e começou falando da vitória do Corinthians (seu time de coração) no campeonato brasileiro. "Vocês estão sabendo que o Corinthians ganhou ontem?", brincou.
Em seguida, Lula ressaltou a importância das escolas técnicas e disse que os prefeitos que administram os municípios-sedes dos campi do IFRN farão parte de um grupo de administradores que serão procurados pelas indústrias em razão da mão-de-obra qualificada que existirá nesses locais. "Esse é um dia especial. Tão glorioso que chove num período que não era para estar chovendo nessa região", observou o presidente.
Lula criticou sua oposição ao dizer que muita gente fala bobagem dizendo que o presidente só investe nos municípios administrados pelo PT. "Um presidente da república não tem espaço para mesquinharia. Não faz as coisas pela cara do prefeito, mas, sim, pelo povo", afirmou, acrescentando que "enquanto os cães ladram, a caravana anda".
Lula relembrou um pouco de sua história e a do vice-presidente José de Alencar, destacando que os dois são, provavelmente, os únicos comandantes de um país não diplomados. "Exatamente por isso temos um compromisso com a educação. Queremos oferecer aos jovens de hoje o que a minha geração não pode ter", argumentou.
O presidente lembrou que, em 103 anos, os presidentes que o antecederam construíram 103 escolas técnicas, enquanto que ele em 8 anos vai construir 214 escolas.
Lula falou também da expansão das universidades federais, citando a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que dobrou o número de vagas, e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). "Quando eu estive em Mossoró para inaugurar a Ufersa, alguns jornais disseram que eu saí de Brasília para inaugurar um muro. Esses mesmos jornais deveriam ter dignidade e falar da transformação que a Ufersa passou, saindo de apenas 3 cursos para mais de 20 atualmente", salientou.
O presidente falou de alguns "milagres" que aconteceram na educação durante o seu governo, citando a Olimpíada de Matemática, que passou de 200 mil para 18 milhões de participantes, e o Programa Universidade para Todos (PROUNI). "Antes, os estudantes depois do ensino médio não tinham perspectiva porque existiam poucas vagas nas universidades. Agora os estudantes pobres podem entrar no ensino superior através do Prouni, que só aqui no Rio Grande do Norte beneficia mais de 8 mil pessoas", afirmou.
Ao falar do Prouni, Lula brincou mais uma vez: "se eu me invocar vou tentar uma vaga no Prouni depois do mandato". O presidente inaugurou os campi do IFRN de Ipanguaçu, Apodi, Macau, Caicó, João Câmara, Pau dos Ferros e Santa Cruz, que começam a funcionar no dia 8 de setembro.
Participaram da solenidade os ministros Fernando Haddad, da Educação, e Franklin Martins, da Secretaria de Comunicação Social, a governadora Wilma de Faria, o vice-governador Iberê Ferreira, o senador Garibaldi Filho, os deputados federais Betinho Rosado, Fátima Bezerra, Sandra Rosado e Henrique Alves, os deputados estaduais Fernando Mineiro e Larissa Rosado, além de prefeitos de toda região.

Wilma elogia, mas faz cobranças a Lula

A governadora Wilma de Faria elogiou a presença do presidente Lula mais uma vez no Rio Grande do Norte. "O presidente Lula sempre traz boas notícias ao Rio Grande do Norte", afirmou, destacando a administração do petista voltada à educação.

Porém, Wilma aproveitou o momento para fazer algumas cobranças ao presidente.

Uma delas é a conclusão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Além da instalação das Zonas de Processamento para Exportação (ZPE) de São Gonçalo e do Sertão. "Lula já tem feito muito pelo estado. Não posso nem pedir mais nada a ele, mas essas ações são indispensáveis para o Rio Grande do Norte", declarou a governadora.
Wilma também cobrou do ministro da Educação, Fernando Haddad, a liberação de recursos para compensar a não-complementação do Fundeb para o estado. "Por apresentar índices educacionais positivos, o nosso estado não recebe essa complementação", explicou.

Após seu discurso, Wilma presenteou Lula com um quadro feito por um agricultor familiar do estado.

RN foi inspiração para Institutos
O ministro da Educação, Fernando Haddad, declarou que o antigo Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) do Rio Grande do Norte inspirou a migração para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Informou ainda que os alunos do IFRN estão entre os melhores que participam do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Haddad também elogiou a agilidade dos potiguares na apresentação dos projetos dos novos campi do IFRN. "A previsão era concluir todos os campi em 2010, mas o IFRN atuou de forma exemplar e hoje estamos inaugurando todas as novas unidades", salientou.

O ministro lembrou que a expansão das escolas federais está sendo feita de forma interiorizada. "O governo está levando educação de qualidade a todos os recantos do Brasil", destacou.

Haddad falou ainda dos investimentos feitos na UFRN e do Instituto de Neurociências instalado em Natal, que vai receber dois supercomputadores e se tornar um dos institutos mais avançados do mundo. Um investimento de R$ 42 milhões do governo, contando ainda com doação do governo suíço.

Jornal de Fato

Nenhum comentário: