sexta-feira, 28 de agosto de 2009

28/08/2009

Direção do Sinte-RN estuda estratégias para garantir cumprimento dos compromissos do Governo

A direção do Sinte-RN está estudando quais as táticas mais eficazes para garantir o pagamento das letras e a instituição do piso salarial. As estratégias estarão dentro da linha de atuação do sindicato: diálogo, denúncia e enfrentamento. Uma dessas estratégias é buscar os aliados dos trabalhadores em educação em outras esferas de poder.

Assim, o Sindicato está pedindo a interferência da deputada Fátima Bezerra e do deputado Fernando Mineiro junto à Governadora para que se reverta essa situação. Contudo, para a diretoria isso não pode representar, nem de longe, qualquer tipo de dependência. “Vamos buscar todo apoio possível, mas sabemos que nosso poder está mesmo é na nossa capacidade de mobilização”, alerta Fátima Cardoso, Coordenadora Geral do Sinte-RN.

De antemão já está marcada uma parada para o próximo dia 16, em defesa do Piso Nacional. Trata-se do Dia Nacional de Luta convocado pela CNTE. “Este será um momento para demonstrarmos publicamente nossa indignação”, ressalta Fátima. O programa Extraclasse TV, assistido por mais de 40 mil pessoas em todo o Estado, também vai se somar a denúncia. O tema será abordado no próximo domingo, em entrevista ao coordenador geral do Sindicato, José Teixeira.

A utilização de outros veículos de comunicação também está sendo avaliada. Contudo, a estratégia está sendo montada para que as promoções e o piso sejam implantados efetivamente. “Para nós, o importante é que no final os profissionais da educação recebam nos contracheques o fruto dessa luta. Não vamos passar os pés pelas mãos.”, ressalta Fátima Cardoso.

O Extra Classe TV deste domingo (30) destaca evento na E. E. Tiradentes

A mostra cultural realizada nesta quarta-feira (26) pela E. E. Tiradentes (Barro Vermelho, em Natal) é um dos destaques do Extra Classe TV deste domingo (30).

O evento foi promovido em comemoração ao dia do folclore. A coordenadora de cultura do SINTE/RN, Vicência Arimatéia, estava presente no evento e parabenizou a iniciativa da escola. “a E. E. Tiradentes trabalhou a cultura de maneira diversificada e os alunos aprendem mais através da vivência de atividades lúdicas. É uma experiência enriquecedora tanto para o professor quanto para o aluno” disse. Vicência destacou ainda a importância da cultura de paz na formação da identidade dos jovens, “isso provoca uma reflexão crítica acerca dos conhecimentos que estão sendo passados para eles”.

Outro ponto fundamental que ela ressaltou foi que "mesmo com suas limitações a equipe da E. E. Tiradentes não abriu mão de realizar a mostra cultural”.

O programa vai ao ar na TV Ponta Negra a partir de 8:50 h deste domingo.

Inscrições para Prêmio Professores do Brasil se encerram nesta segunda-feira (31)

As inscrições para o prêmio Professores do Brasil se encerram nesta segunda-feira, dia 31. Educadores da rede pública de todo o Brasil podem se inscrever. O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação, promovido juntamente com instituições parceiras.

O concurso consiste na seleção e premiação das melhores experiências pedagógicas desenvolvidas ou em desenvolvimento por professores das escolas públicas, em todas as etapas da educação básica. Desde que comprovado o êxito no enfrentamento de situações-problema, considerando as diretrizes propostas no Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.

Os autores das experiências selecionadas pela Comissão Julgadora Nacional, independentemente de sua região e da categoria a que concorrem, receberão a importância de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), além de troféu e certificados expedidos pelas instituições promotoras do Prêmio.

As escolas nas quais foram desenvolvidas as experiências selecionadas serão premiadas com a aquisição de equipamentos audiovisuais ou multimídia, a critério delas, no valor de até R$ 2.000,00 (dois mil reais).

O Prêmio Professores do Brasil premiará até 40 experiências, sendo 10 para cada etapa da educação básica e 8 por região. Os professores e diretores ou representantes das escolas premiadas nesta edição do Prêmio tem participação assegurada no Seminário, que acontecerá em Brasília, com passagens e hospedagem custeadas pelas instituições promotoras do Prêmio.

Inscreva-se aqui.

No ano passado, a professora Edna Maria da Silva, do Núcleo de Ensino Infantil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ganhou o prêmio abordando uma temática de ciências naturais. Ela desenvolveu junto com seus alunos da educação infantil, na faixa etária de 3 e 4 anos, o trabalho "Tubarões, uma viagem ao fundo do mar". Durante um bimestre ela aplicou em sala de aula atividades interativas sobre o tema, relacionando-o à linguagem oral e escrita, às artes, matemática e a outras áreas do conhecimento.

"Enquanto trabalhávamos o nosso personagem construíamos também jogos dramáticos, fantasias de tubarão e até visitas a aquários da cidade', disse a professora, estimulando em seguida a participação dos professores do Nordeste: "É um engano pensarmos que não temos chance porque estamos distantes dos grandes centros. Suas trabalhos importantes que muitos educadores até já fazem em sala de aula, apenas não têm a iniciativa de expor e concorrer a um prêmio", disse a professora Edna Maria. Em 2008, ela recebeu premiação em dinheiro, troféu e a escola foi contemplada com equipamentos multimídia.

*com informações do ministério da Educação e do Diário de Natal

Nenhum comentário: