terça-feira, 17 de março de 2009

Professores avaliam movimento grevista no RN nesta terça

Nesta terça, às 8h no Colégio Estadual Winston Churchill, uma assembléia decide o futuro escolar de quase 400 mil estudantes que estão sem aulas há 16 dias.

A instituição do piso nacional, sancionado pelo governo federal, é a força motriz do movimento grevista. Enquanto professores das redes estadual e municipal reivindicam a integralidade do piso nacional, recuperação de perdas salariais e progressões dentro do plano de cargos e carreiras, governo estadual e prefeitura de Natal oferecem piso proporcional à carga horária e percentuais de reposição salarial inferioriores aos pedidos pela categoria.


A coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte), Fátima Cardoso, disse que não houve avanço nas negociações há uma semana, quando administração estadual e municipal apresentaram propostas definitivas - como enfatizaram os proponetes.


‘‘Até agora não temos novidades. Nada do estado nem do município. Pelo sentimento dos professores deveremos continuar com a greve’’, avaliou. Sobre a aplicação de medidas punitivas contra os grevistas, a coordenadora do Sinte retrucou: ‘‘Somos acostumados a esse tipo de retaliação a movimentos organizados’’.

Diario de Natal

Nenhum comentário: