quinta-feira, 19 de março de 2009

Agricultores esperam hoje o sinal divino das chuvas e a garantia de um bom inverno

ANA KARLA FARIAS
DA REDAÇÃO
Olhos voltados para a bênção proveniente do céu. Os agricultores devotos de São José, esperam que hoje, dia do santo, a chuva traga a garantia de um bom inverno. Segundo a tradição, caso a chuva aconteça, o inverno será proveitoso para os trabalhadores do campo. "Faz muito tempo que eu sou agricultor e teve um ano em que não choveu no Dia de São José e foi seca para todo mundo", diz o agricultor Elzo Teodoro da Silva. Mas não se trata apenas de uma crença religiosa, o Dia de São José coincide com a passagem do equinócio, ponto da órbita da Terra em que se registra uma duração igual do dia e da noite, o que sucede nos dias 21 de março e 23 de setembro.


As projeções meteorológicas são favoráveis aos agricultores, que já começaram a plantar com antecipação. Baseado no conhecimento adquirido pela experiência de quem lida desde a infância com a natureza e a fé em São José, o agricultor Elzo Teodoro olha para o céu e afirma esperar um inverno satisfatório neste ano. Seu Elzo reside há 17 anos na comunidade rural Jucuri. Esperando uma boa colheita, ele deu início aos trabalhos manuais com a enxada desde fevereiro deste ano. "Eu comecei a plantar cedo. Dia 19, Dia de São José, é o derradeiro dia de plantio. O agricultor que plantar depois está arriscando. Eu estou esperando muito inverno, principalmente nos meses de abril e maio", declara.


A meteorologia é favorável à "ciência popular". Segundo o chefe do setor de climatologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), José Espínola Sobrinho, este ano o inverno é certo. O período considerado pela meteorologia como mais chuvoso vai de 15 de março a 15 de abril. A média pluviométrica esperada para o mês de março e de 170 milímetros, sendo que até o início da semana havia chovido 71 milímetros. Fato que reforça a previsão de mais chuvas até o fim do mês para se atingir a média esperada. Já para abril, o índice pluviométrico aguardado corresponde a 160 milímetros. A meteorologia acredita que o inverno tem 45% de chances de ficar acima da média histórica, 35% de chances de ficar dentro da normalidade e 20% de chances do inverno ser fraco, ficando abaixo da média histórica. José Espínola alerta para os cuidados a serem tomados em relação à grande probabilidade de enchentes, já que os reservatórios de água estão com nível elevado.


Em 2008, a quantidade de chuva no Estado ficou cerca de 40% acima da média, que é de 840 milímetros, choveu 1.200. Este ano a média projetada é de 800 milímetros. No Rio Grande do Norte, 92% do território estão na zona semi-árida. O inverno vai de fevereiro a maio, com exceção da região Agreste, onde o período chuvoso se estende até o mês de agosto.

Fonte:Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: