sexta-feira, 20 de março de 2009

Wilma discute compensações para Apodi

Natal/Apodi - Os líderes políticos e de movimentos sociais de Apodi foram recebidos ontem, no início da noite, pela governadora Wilma de Faria, em Natal, para discutir compensações pela construção das adutoras Santa Cruz-Mossoró e do Sistema Adutor do Alto Oeste. Antes da audiência, os líderes disseram à reportagem do DE FATO que não são contra a construção das adutoras, porém querem que o Governo do Estado execute os cinco projetos que já estão prontos, precisando somente dos recursos para começar a funcionar.
De Apodi, participaram da reunião os ex-prefeitos José Pinheiro e Simão Nogueira, o presidente da Câmara João Evangelista e cinco colegas vereadores, o presidente do Fórum das Entidades Flaviano Monteiro, que foi candidato a prefeito na eleição passada com o apoio de Wilma de Faria, entre outras lideranças do município. Os líderes políticos e sociais, segundo Flaviano Monteiro, estavam com o discurso afinado. “Todos aqui pensam e querem a mesma coisa”, diz Flaviano Monteiro.
Flaviano declara que a população do Vale do Apodi, que compreende as cidades de Apodi, Felipe Guerra e Caraúbas, agradece à governadora por ter custeado os cinco projetos, que, segundo ele, são fundamentais para o desenvolvimento da região.
Todos esses projetos estão prontos e aguardam há dois anos a liberação dos recursos para começar a funcionar. “O que lamentamos, e vamos protestar contra isso no domingo, Dia Mundial da Água, é o fato de o Governo Federal, através do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), estar querendo implantar um distrito irrigado na chapada do Apodi sem debater esse investimento com a população da região”, diz Flaviano Monteiro.
O líder do Fórum das Entidades de Apodi declara ainda que mais fácil e mais viável para os pequenos produtores seria o Dnocs investir no Distrito Irrigado do Vale do Açu, onde seriam beneficiados mais de cinco mil trabalhadores numa área de três mil hectares sem custo de energia elétrica, pois o abastecimento do sistema seria por gravidade. “O Distrito Irrigado do Dnocs prevê levar água a uma altura de 90 metros. Isso demanda um custo de energia muito alto e certamente os pequenos produtores não terão como pagar”, argumenta Flaviano Monteiro.
A reunião entre os líderes políticos e sociais de Apodi, na prática, foi um ato da governadora para evitar constrangimento durante o lançamento da construção do Sistema Adutor do Alto Oeste, que consiste em duas adutoras agora e uma terceira para 2021, caso a transposição do rio São Francisco não seja concluída. Com a reunião realizada ontem, no início da noite, em Natal, Wilma conseguiu evitar que uma caravana de Apodi fosse a Pau dos Ferros.

Em Pau dos Ferros, hoje, a governadora Wilma de Faria e o vice-governador Iberê Ferreira de Souza, em solenidade prevista para as 10h, na Associação Atlética do Banco do Brasil, assinaram a ordem de serviço à empresa EIT para construir o sistema adutor do Alto Oeste, que será o maior do Estado. O sistema terá uma adutora coletando água na barragem de Santa Cruz para abastecer 16 cidades e outra coletando água na barragem de Pau dos Ferros, para abastecer outras 14 cidades.

Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: