terça-feira, 20 de janeiro de 2009

SAÚDE




20/01/2009

Pesquisadores da Universidade de Durham, na Grã-Bretanha, afirmam que beber grandes quantidades de café pode aumentar o risco de ter alucinações. Quem consome mais de sete xícaras de café instantâneo por dia tem três vezes mais chances de ouvir vozes, ver coisas que não existem ou acreditar sentir a presença de alguém que já morreu.

Para o cientista líder do estudo, Simon Jones, alucinações não são necessariamente um sinal de doença mental. "Cerca de 3% ouvem tais vozes regularmente". No entanto, o trabalho científico sugeriu que alto consumo de café e outras fontes de cafeína aumentam a chance disto acontecer.

Cortisol

A pesquisa, feita com 200 pessoas, explica que beber muito café leva a um aumento na produção de cortisol, um tipo de hormônio, uma vez que a cafeína aumenta os efeitos fisiológicos do estresse e, nesse estado, o corpo libera cortisol. O problema é que nosso organismo reage quando há uma concentração mais alta desta substância, podendo fazer com que uma pessoa escute vozes não existentes. Os cientistas dizem que esperam que a descoberta contribua para um melhor entendimento do efeito da nutrição sobre alucinações.

"Este é o primeiro passo para observar os fatores mais amplos associados a alucinações", disse Jones. "Pesquisas anteriores sublinharam vários fatores importantes, como trauma de infância, que pode levar a alucinações clinicamente relevantes".

"Acredita-se que vários destes fatores podem estar ligados a alucinações em parte por causa do seu impacto sobre a reação do organismo ao estresse. Dada a ligação entre comida e humor, e especialmente entre cafeína e a resposta do organismo ao estresse, parece sensato examinar o que uma perspectiva nutricional pode esclarecer", concluiu Jones.

Por Redação Yahoo! Brasil

Nenhum comentário: