quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

22/01/2009

Governo vai discutir com a sociedade projeto de macrodrenagem na Ilha de Ipanguaçu

Fotos: Márlio Forte
O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, discutirá com a sociedade a conclusão do projeto de macrodrenagem na Ilha de Ipanguaçu e desobstrução do leito do rio Pataxó.

A audiência pública que discutirá o assunto acontecerá no dia 06 de fevereiro, e foi marcada na manhã desta quinta-feira (22), em reunião na Semarh com representantes do município.

O encontro contou com a presença do vice-governador Iberê Ferreira; de Leonardo Oliveira, prefeito de Ipanguaçu; da deputada federal Fátima Bezerra; do deputado estadual Fernando Mineiro; e de Rômulo Macedo, que representou a empresa ganhadora da licitação para o projeto. Ainda participaram representantes das comunidades que serão beneficiadas.
O estudo, direcionado à microrregião do Vale do Açu, pretende beneficiar a população do município de Ipanguaçu e comunidades adjacentes, que sofrem periodicamente com as enchentes.

A ilha de Ipanguaçu é atingida com as cheias do rio Açu e do rio Ipanguaçu. Quando as enchentes são simultâneas, as conseqüências são ainda mais graves.

As obras para resolver o problema deverão ser focadas na retirada de vegetação invasora e limpeza de todos os detritos acumulados no leito do rio Pataxó. Além disso, deverá ser feita a reconstituição do leito rio, através da retirada da areia e outros materiais depositados.

Nenhum comentário: