terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Educadores esperam maior investimento do novo governo

Fátima Cardoso diretora do Sinte RN.
Com a mudança de Governo, oficializada neste sábado (1º), começam a surgir algumas perguntas e uma delas é como ficará a educação com a chegada da nova governadora Rosalba Ciarlini? Assim, o portal Nominuto.com entrevistou a diretora do Sindicato dos Profissionais em Educação do RN (Sinte-RN), Fátima Cardoso, para saber o que os profissionais esperam da nova gestora.

A diretora, que também é professora, explicou que a categoria espera a continuidade do Plano Estadual de Educação, pois de acordo com Fátima Cardoso a Educação, no RN hoje funciona de forma substancial. Outro ponto exigido pelos educadores é o Plano de Carreiras, já que este é considerado o ponto mais importante para os profissionais.

“Nós contavamos com a aprovação do Plano de Carreiras para que o professor tenha um salário digno e um horário para poder fazer uma especialização, pois assim nós teremos condições de desempenhar um trabalho diferenciado. Hoje, um professor em início de carreira recebe a quantia de R$ 775,00 que é impossível de se sobreviver”, explica a diretora.

Além do Plano de Cargos e salários a diretora do Sinte/RN espera que a nova governadora melhore a estrutura e a infra-estrutura das escolas, pois grande parte das 730 unidades educaionais ainda se encontram sucateadas, onde muitas vezes não há condições dos alunos frequentarem as aulas. De acordo informações da representante do Sindicato, a maior dificuldade é que não existe diálogo entre o governo e o sindicato.

“Até tentamos o diálogo com o governo que saiu, para olhar pela condição das escolas, porém não obtivemos retorno e com isso não tivemos como resolver a maioria dos problemas”, lamenta Fátima Cardoso.

A professora da Escola Estadual Professor Edgar Barbosa, Maria de Fátima Costa, espera que o novo governo trate a educação com mais respeito, pois não é só aumentar salário, é dar condições dignas, pois hoje os profissionais trabalham com uma sobrecarga atrapalhando o professor de poder fazer uma pós-graduação ou mestrado.

“Nós professores precisamos ser mais respeitados, pois hoje é muito difícil para quem trabalha três expedientes fazer algum curso para assim poder se atualizar e melhorar as condições de ensino nas escolas. Muita coisa tem que ser revista e melhorada”, afirma a professora.

Também é aguardada pela categoria que a governadora Rosalba mantenha algumas conquistas dos servidores como o as eleições diretas para professor. E que ela reorganize a questão do resgate dos pagamentos atrasados desde o ano de 2003. Porém, o principal ponto que os professores solicitam é a realização de um concurso público para suprir algumas vagas e reestruturar o ensino.
Nominuto.com


Nenhum comentário: