sábado, 31 de outubro de 2009

Petistas querem lançar candidatura ao Senado em 2010

LUÍS JUETÊ
Da Redação O líder do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa, deputado estadual Fernando Mineiro, está defendendo candidatura própria da legenda ao Senado da República nas eleições do próximo ano. Em artigo intitulado "2010, O Ano Que Já Começou (II)", o parlamentar explica que em sua opinião, os petistas devem apresentar um nome para fazer dobradinha com a governadora Wilma de Faria (PSB), que deverá concorrer a uma das duas cadeiras reservadas ao Rio Grande do Norte no Senado da República.
"Defendo, ainda, que o PT apresente uma candidatura própria ao Senado e declare apoio a Wilma, também candidata à senadora", disse Fernando Mineiro em trecho do seu artigo publicado em sua página na rede mundial de computadores. O petista ressalta ainda que, de acordo com a sua análise do processo sucessório, parece estar definida a candidatura da senadora Rosalba Rosado (DEM) pelo agrupamento oposicionista e forte tendência da candidatura de Iberê Ferreira de Souza (PSB) pelo sistema político governista estadual. "No atual cenário político-eleitoral do Rio Grande do Norte, o mais provável é a consolidação das candidaturas ao Governo de Iberê (PSB) e de Rosalba (DEM) que, mantidas, se constituirão em candidaturas de situação e oposição, respectivamente", observou.
O deputado estadual Fernando Mineiro lembrou também que o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Robinson Faria (PMN), o deputado federal João Maia (PR) e o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) se apresentam também como pré-candidatos ao Governo do Estado, buscando se viabilizarem. Ele lembra ainda que as duas principais lideranças do PMDB defendem caminhos eleitorais opostos.
"O Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Norte não pode incorrer no erro político de esperar pela definição desses partidos para só depois definir seu posicionamento. Esta indefinição tem nos levado ao imobilismo, à dispersão e à fragmentação da ação partidária", prevê o parlamentar.
Ele ressalta ainda que é de suma importância para o PT estadual dar prioridade às questões nacionais em detrimento ao plano local no que se refere ao processo eleitoral do próximo ano. "Independente do calendário formal, e do pouco interesse da maioria da população, as disputas eleitorais de 2010 já consomem tempo e energia dos partidos e pré-candidatos. E está certo o PT ao proclamar, por unanimidade, a prioridade e a supremacia do projeto nacional em relação às situações e interesses estaduais. Como tenho dito e repetido em nossas discussões internas, este posicionamento exige que, em cada estado e município, o PT se movimente e tenha iniciativa política, buscando a construção e consolidação da pré-candidatura Dilma junto aos movimentos sociais e aos aliados pose imobilizar ou se acomodar diante das disputas e situações estaduais. "Por isso mesmo penso que o PT no Estado deve se posicionar de forma mais ativa no contexto das disputas locais", acrescentou o parlamentar petista.
líticos locais", disse Mineiro, explicando que priorizar o projeto nacional não significa, no entanto, Gazata do oeste

Nenhum comentário: