Um dia memorável.
Assim será o dia 3/05/2008 para as centenas de militantes dos partidos que compõem a base aliada do presidente LULA, da governadora VILMA e do prefeito CARLOS EDUARDO, reunidos para anunciar ao povo de Natal a unificação da base de apoio dos três governos à deputada FÁTIMA BEZERRA (PT).
foto de Carlos Santos/Diário de Natal
O PT-NATAL que em 1985 ao apoiar Garibaldi teve sérias divergências internas, que em 2002 ao coligar com o PL no primeiro turno (permitindo a eleição de Vivaldo Costa) e ao apoiar VILMA no segundo turno o fez com problemas internos e sem
muita empolgação, mostrou que AMADURECEUEVOLUIU e ESTÁ PREPARADO PARA O DESAFIO DE GOVERNAR NATAL em parceria com os aliados, "Sem arrogância, nem ingenuidade" como bem frisou nossa pré-candidata FÁTIMA.
A mesa, composta de um time vitorioso e sem nenhum filhote da ditadura militar, marca o reatamento das relações entre três expoentes da família Alves (Garibaldi Filho, Carlos Eduardo e Henrique Eduardo), ao ter VILMA e MÁRCIA MAIA marca a união entre pessoas oriundas politicamente de duas vertentes tradicionais da política potiguar, mas principalmente ao ter o PT (com FÁTIMA, MINEIRO, VILMA APARECIDA e este mero presidente estadual do partido) e o PC do B (do Antenor Roberto, do George e da Aparecida), marca a possibilidade de configuração de uma arquitetura política de centro-esquerda para Natal e para o estado.
Iniciei meu discurso agradecendo à confiança depositada em nós por todos os aliados a partir da solicitação de nosso presidente LULA, disse eu que este é um dia de grande alegria e de muita reflexão. Com humildade e responsabilidade, FÁTIMA e o PT saberemos dignificar este gesto.
SÃO AS TRANSFORMAÇÕES EM CURSO no país, no Rio Grande do Norte e na cidade de Natal que movem esse encontro entre LULA e o povo, e que fazem com que adversários eleitorais históricos vejam a aliança política como um caminho a trilhar.
Natal que nos últimos 23 anos viu Garibaldi iniciar a modernização da cidade; que elegeu VILMA em 1988 contra Henrique numa disputa acirrada; que em 1992 começou a votar no PSB com VILMA-ALDO contra Henrique novamente; que deu ao PT a oportunidade em 1996 (e não soubemos aproveitá-la, não soubemos ter o apoio devido, mostrando que ainda precisávamos de boas doses de rés-publica), optando então novamente por VILMA e pelo PSB; que em 2000 uniu o PMDB e o PSB para que VILMA ganhasse no primeiro turno e FÁTIMA tivesse 30% dos votos; esta cidade, vive a partir de 2004 com CARLOS EDUARDO uma flexão rumo a um governo democrático e popular.
O PT reconhece isto e os aliados ao confiarem em FÁTIMA reconhecem sua trajetória, sua liderança e o papel do partido neste último quarto de século.
Ao retirar a sua candidatura o PSB e o PMDB mostram que os partidos passam a ter importância. Existem as lideranças políticas, claro, mas a fulanização não é o que aponta a política potiguar para o final da primeira década do século XXI. O que vislumbramos é a institucionalização das agremiações, a participação dos filiados e o constante debate de rumos.
E nisso petistas, socialistas e comunistas se juntam aos peemedebistas que tanto lutaram contra o regime militar e tão importantes são para a República Brasileira. Aos que tem um DNA POLÍTICO oriundo das baionetas ou das elites econômicas resta tentar criar um ambiente de decepção e frustração, porque assim estão neste momento. Ao lado de cá resta muito trabalho, união e mostrar à cidade que o caminho da modernidade, do cuidado com a cidade, da preservação da Lei sobre a especulação, vai ser agregado com a participação popular e com a inclusão social.Um agradecimento especial fiz à MINEIRO, meu companheiro, amigo e um exemplo a todos nós petistas: pela lealdade, pelo caráter e pelo desprendimento. Ao RUY PEREIRA e à VIRGÍNIA, pela compreensão e por permitirem que ofertássemos seus nomes na busca do consenso. E a FÁTIMA BEZERRA por propiciar à nós petistas que vivêssemos este momento.
Vamos construir uma grande vitória em 2008: a VITÓRIA DE NATAL!
Postado por Blog do Geraldão - PT às 19:57 0 comentários
Nenhum comentário:
Postar um comentário