segunda-feira, 26 de maio de 2008

Lula: América do Sul pode ser a solução para a crise de alimentos


Na abertura da reunião de oficialização da União Sul-americana de Nações (Unasul) na última sexta-feira, em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o protecionismo dos países ricos. Ele afirmou que a América do Sul pode ser a solução para a crise de alimentos.

"Não nos deixemos iludir tampouco pelos argumentos daqueles que por interesses protecionistas ou motivações geopolíticas, se sentem incomodados com o crescimento da nossa indústria e de nossa agricultura e com a realização do nosso potencial energético", disse Lula. Ele afirmou que no meio da crise de alimentos a região ganha um papel de destaque por ser uma tradicional fronteira agrícola.

O deputado Dr. Rosinha (PT-PR) considerou a oficialização da Unasul como um passo importante para a integração sul-americana. "Representa um ato de vontade de construir a soberania do continente. E isso nos coloca no patamar de melhores condições de negociação política e econômica no cenário internacional", avaliou o parlamentar.

Democracia - Durante a solenidade, o presidente Lula destacou a democracia e o crescimento econômico nos países sul-americanos. "A América do Sul é uma região de paz, onde floresce a democracia e mais de 300 milhões de homens e mulheres se beneficiam hoje de uma excepcional fase de crescimento econômico e de programas de inclusão social. Constitui enorme base produtiva e grande mercado de bens de consumo", disse o presidente da República.

Ao convidar os presidentes dos países sul-americanos a assinarem o Tratado Constitutivo que dá personalidade jurídica à União de Nações Sul-Americanas (Unasul), o presidente Lula afirmou que essa junção irá influenciar as relações políticas internacionais. "Uma América do Sul unida mexerá com o tabuleiro do poder no mundo, não em benefício de um ou de outro, mas em benefício de todos."

De acordo com Lula, a Unasul deve agora avançar em projetos inovadores em áreas prioritárias como, por exemplo, integração financeira e energética, melhoria da infra-estrutura regional e das conexões rodoviárias e ferroviárias. O presidente citou também a cooperação nas áreas sociais e educacionais. Lula também convidou todos países latino-americanos e do Caribe para fazerem parte da união. "A Unasul nasce assim, aberta para toda a região", resumiu.



Escrito por Chico Zé às 06h03
[] [envie esta mensagem] []

Nenhum comentário: