sexta-feira, 30 de maio de 2008

Educadores de Pernambuco conquistam antecipação do Piso Salarial

partir de setembro deste ano, os trabalhadores em educação do Estado, os quais recebem, atualmente, o pior salário do Brasil, terão como menor remuneração os R$ 950, previsto no projeto de lei do Piso Salarial Profissional Nacional.

Em uma assembléia, realizada quarta-feira,28 de maio, que contou com cerca de duas mil pessoas, os trabalhadores aceitaram a resposta do governo à sua pauta de reivindicações da Campanha Salarial, entregue no dia 30 de abril. A negociação do Sintepe aconteceu ontem (27), à noite, e contou com a presença dos secretários Danilo Cabral (Educação) e Paulo Câmara (Administração). Ao término do debate, o que aconteceu na madrugada de hoje, a gestão apresentou suas respostas, dentre as quais a antecipação do Piso Salarial Profissional Nacional no mês de setembro de 2008. O Piso corresponde a uma remuneração de R$ 950 para o professor com formação em Magistério e uma jornada de 200 horas/mês e proporcional para 150 horas.



Os trabalhadores em educação também conquistaram: a liberação dos salários atrasados dos concursados e temporários, a partir de junho. Neste mesmo mês estão previstas a definição com relação aos revertidos e a formalização de três grupos de trabalho, cujas temáticas serão formação, gestão democrática e Plano de Cargos e Carreira.


Em julho será levantada a demanda do gozo da licença-prêmio, priorizando os profissionais que estão próximos da aposentadoria, assim como, haver atribuição da gratificação da função técnico-pedagógica de 50% para aqueles que ainda não recebem.


Uma das principais respostas aos trabalhadores em educação no eixo educacional foi a aceitação da necessidade de realização do concurso público para assistente administrativo, com publicação de edital prevista para o mês de agosto. Devendo, na próxima semana, a diretoria do Sintepe se reunir com representantes da Secretaria Estadual de Educação para levantar a demanda de pessoal na rede. O Sindicato estima que corresponda a cerca de seis mil vagas a serem preenchidas.


As negociações sobre os outros pontos de pauta continuam, mas não estão previstas greves e/ou paralisações. “Sem dúvidas, a categoria chegou a esta Campanha Salarial muito fortalecida pela força e articulação demonstradas no ano passado. Em 2007, os trabalhadores em educação realizaram a maior campanha da última década, resistindo à pressão e às sanções administrativas impostas, durante a greve”, Heleno Araújo, presidente do Sintepe.

Assessoria de Comunicação do Sintepe - PE - 29.05.2008

Nenhum comentário: