sexta-feira, 25 de abril de 2008

REUNIÃO DO PT COM O PREFEITO DE NATAL CARLOS EDUARDO


Carlos apóia nome do PT para candidatura de coalizão

Fonte: Tribuna do Norte


Junior Santos
ELEIÇÕES - Prefeito reuniu parlamentares e dirigentes do PT para discutir a sucessão


O prefeito Carlos Eduardo anunciou ontem que defende um candidato do Partido dos Trabalhadores para encabeçar a chapa de coalizão da base aliada á Prefeitura de Natal. E deixou para que o PT defina que nome será esse, sem impor sua preferência pela secretária de Administração da Prefeitura, Virgínia Ferreira. A justificativa do prefeito para defender um nome do Partido dos Trabalhadores começa em afirmar o governo gederal (do PT) como maior parceiro da administração municipal.
E termina com as alegações de que Wilma de Faria e Garibaldi Alves Filho concordam com a tese mas não aceitam indicações próprias. “A tese é exatamente a renúncia do PSB e do PMDB e a participação de um candidato do Partido dos Trabalhadores”, disse. E complementou, minutos depois: “Acho que é um entendimento que a gente viu crescer, que essa união só podia acontecer com a candidatura de um membro do PT na cabeça da chapa”.
O prefeito deixou para o Partido dos Trabalhadores decidir quem vai indicar para compor o consenso. E o PT, por meio de sua presidente, afirmou que nomes não serão anunciados agora mas que o consenso surgirá dentro do partido porque o PT está unido. Ontem, na reunião, a imprensa questionou sobre a volta do nome da deputada Fátima Bezerra como possível candidata do PT.
Essa possibilidade surgiu na reunião de Wilma de Faria com Garibaldi Alves Filho. Fátima Bezerra evitou dar declarações sobre essa discussão afirmando, como os demais petistas, que a questão de nomes não está sendo debatida agora; e aproveitou a deixa para elogiar o desprendimento de Wilma de Faria e Garibaldi Filho. Para a deputada federal petista, há a possibilidade do PT se reunir com PSB e com o PMDB para disputar a sucessão do prefeito Carlos Eduardo.
Entrevista
Carlos Eduardo: “Estamos otimistas para o consenso”
Como foi a reunião?
O resultado muito prático da conversa foi o entusiasmo de todos nós em ver que a tese da base de apoio do governo federal ela ganhou muita força com a concordância da governadora Wilma de Faria e do senador Garibaldi Alves Filho, presidente do Senado; e do deputado federal Henrique Eduardo Alves.

Quando o senhor fala da tese, o senhor se refere ao PT encabeçando a chapa?Sim. A tese é exatamente a renúncia do PSB e do PMDB e a participação de um candidato do Partido dos Trabalhadores, que por sinal representa o Governo Federal, maior parceiro da administração municipal. E acho que só o entendimento que a gente viu crescer, que essa união só podia acontecer com a candidatura de um membro do PT na cabeça da chapa.

Como fica essa questão do consenso que não surgiu ainda? Fátima Bezerra pode ser o nome para unir todo mundo?A nossa conversa aqui foi de que a gente analisou toda esse processo. Uma conversa bastante otimista dado o resultado da conversa entre o PT e o PSB. Mas a questão de nomes, primeiro vai caber ao PT. Vai caber ao PT numa discussão interna. Pelo que vi na reunião, o PT está unido. Essa questão de nomes não será problema para reunir essa coligação.
A sugestão do prefeito é a candidatura de Virgínia Ferreira?Não. Aqui não falamos mais em nomes. Porque a tese já está acordada.

O senhor apóia qualquer nome do PT?A decisão do PT que vier do PT e que for discutida com os demais partidos, nós vamos participar. Naturalmente. Porque é a nossa sucessão. E acreditamos que vamos chegar a um denominador comum com certeza. A nossa expectativa diante do que conversamos aqui é que chegaremos ao consenso atendendo a todo conjunto de partidos da base federal.

O senhor está falando pelo senhor?Estou falando por mim e pelo que ouvi aqui.
Como fica o PSB e o PMDB que prometem defender candidaturas próprias?Haverá ainda algumas etapas a serem vencidas. Faz parte do processo. E é legítimo. Mas nós acreditamos que estamos na melhor tese.

A prioridade do PSB agora é a aliança?Eu acho que quando a governadora dá uma declaração pelo consenso, tenho a impressão que essa tese é maioria. O que importa é que a tese da coligação da base aliada do Governo Federal, resolveu.

O senhor teme que a executiva Municipal do PSB entenda esse seu apoio como ato de rompimento?Como? Eu tenho conversado com a governadora, com o vice-governador. Conversei com o próprio pré-candidato, Rogério Marinho, algumas vezes. Conversei com Gustavo carvalho...

Rogério Marinho sabia que o senhor ia apoiar o PT?Não. Não estávamos ainda nesse estágio de fazer a base aliada. Com Rogério não. Mas com a governadora, com o vice-governador e com o líder da Assembléia.

O senhor acabou falando ainda em abril. Mas falta o candidato. Será que eu vou conseguir chegar em maio?
Pré-candidato lamenta a decisão
A declaração do prefeito Carlos Eduardo de apoio a um nome do Partido dos Trabalhadores para encabeçar a chapa dos partidos da base aliada do presidente Lula em Natal foi recebida com surpresa pelo pré-candidato do PSB, deputado federal Rogério Marinho. “Eu estou surpreso e lamento muito que o prefeito tenha feito isso. Antes dele ser prefeito de Natal, é presidente municipal do diretório do PSB”, reagiu o deputado federal Rogério Marinho.
Ele comentou que Carlos Eduardo, antes de discutir e adotar uma posição por um nome do Partido dos Trabalhadores, deveria levar o posicionamento ao diretório municipal do PSB, no qual poderia expor o posicionamento.
“Ele levaria para o diretório e, se os membros não concordassem, pediria para se afastar do partido. O prefeito não é obrigado a votar em um candidato do PSB, mas as boas práticas políticas recomendariam isso”, destacou o deputado federal Rogério Marinho.
Ele disse que, até então, o prefeito tinha uma boa relação com o partido o que permitira explicar o seu posicionamento político para o integrantes do diretório municipal. “Essa posição dele, acho estranha”, completou o deputado federal Rogério Marinho.

Embora o prefeito Carlos Eduardo já tenha anunciado o apoio a um candidato do PT, o PSB definirá a aliança apenas na próxima quarta-feira. Haverá uma reunião do diretório municipal sobre os rumos que o PSB adotara no pleito deste ano em Natal. Haverá, na quarta, uma reunião do diretório municipal do PSB, na qual o prefeito é presidente.

Nenhum comentário: