domingo, 23 de março de 2008

Entrevista de Mineiro ao Jornal Correio da Tarde




19.03.08

O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) disse agora
há pouco que o debate em torno da escolha do nome que vai representar o partido
nas eleições de Natal não é "um debate de tendências internas do PT". Ele lembra
que se fosse assim, "eu venceria o pleito porque todas as outras tendências se
uniram no PED (Processo de Eleição Direta) e a nossa tendência venceu". Mineiro
falou agora pela manhã ao CORREIO DA TARDE sobre o lançamento da pré-candidatura
da secretária municipal de Planejamento, Virgínia Ferreira, a prefeito de
Natal.Mineiro se refere às prévias internas do PT em que a Articulação,
tendência da qual faz parte, venceu as eleições internas para a escolha dos
novos presidentes dos diretórios estadual e municipais. A Articulação venceu a
disputa em nível de Estado, em Natal e Mossoró."Todas essas tendências (que
apóiam o nome de Virgínia) estavam unificadas no PED e nós ganhamos. Mas a
questão não é aritmética", explicou, complementando: "O debate interno será
feito em torno dos projetos que o PT tem para Natal".Mineiro disse ser favorável
a um consenso, mas alertou que ainda não houve nenhuma conversa interna para
tratar do assunto. "Não há nenhuma dificuldade de fazer isso. Se for ela o nome
escolhido eu quero contribuir aonde ela achar que eu contribuo e se eu for o
escolhido eu tenho certeza que ela fará a mesma coisa".Fernando Mineiro
considerou "muito bom" para o PT o fato de existir uma outra pré-candidatura que
não seja apenas a dele. O deputado acredita que é uma oportunidade de "reanimar
o PT" e criar um clima de debate interno que "oxigena" a atuação política da
legenda.Mineiro disse que agora cabe ao diretório municipal de Natal marcar a
data das prévias internas. Como ainda não foram iniciadas as conversas, esse
compromisso precisa logo ser marcado apenas como forma de não atrasar o
processo. Se até o dia das prévias existir um consenso entre as
pré-candidaturas, evita-se a escolha direta.RegistroO prazo para o registro de
candidatura vai até segunda-feira que vem, dia 24. Até aqui, oficialmente,
existe apenas o registro da candidatura do próprio Mineiro. Antes dele,
especulava-se que a deputada federal Fátima Bezerra (PT) poderia se inscrever no
processo de escolha interna, porém ela preferiu abrir mão em torno do nome de
Virgínia Ferreira (veja entrevista abaixo).Lançamento de Virgínia é tentativa de
atrair apoio de CarlosO lançamento da pré-candidatura da secretária municipal de
Planejamento, Virgínia Ferreira (PT), é visto nos meios políticos de Natal como
a última tentativa do partido de conseguir o apoio do prefeito Carlos Eduardo
Alves (PSB). Sabedor de que não conseguiria atrair Carlos com o nome de Mineiro
e que a deputada federal Fátima Bezerra (PT) não tinha como derrotar o deputado
nas prévias, a legenda partiu para o "plano B".Virgínia é hoje uma das
auxiliares mais próximas de Carlos Eduardo Alves.Responsável pelo planejamento
de todas as grandes obras que Carlos realiza na capital, Virgínia tem o respeito
e o agradecimento do prefeito de Natal, que vê nela uma das principais
responsáveis pelo seu sucesso administrativo.Apesar disso, o PT não tem nenhuma
garantia de que isso possa se transformar em apoio. O nome de Virgínia é uma
aposta, que só o tempo dirá se vai vingar ou não."Ainda não sou candidata de
consenso", diz secretária A secretária de municipal de Planejamento, a
economista Virgínia Ferreira, disse ao CORREIO DA TARDE que o seu nome foi
lembrado por algumas tendências do Partido dos Trabalhadores (PT) como um
possível nome de consenso e não pelo partido como um todo. "Fui lançada como
pré-candidata, mas é preciso lembrar que existe outro bom nome, o deputado
Mineiro, que já declarou ser pré-candidato", informou Virgínia."Mineiro continua
candidato e eu vou me inscrever como pré-candidata para que no âmbito interno do
partido possamos iniciar as discussões. A escolha será diante de uma prévia, e
Mineiro, eu ou outro postulante pode sair indicado para disputar a prefeitura de
Natal", enfatizou. O prazo máximo para a inscrição de pré-candidaturas é o dia
24, segunda-feira, e os desdobramentos com relação à indicação do candidato, 20
dias após.Perguntada com relação à expectativa de poder vir a ser a prefeita de
Natal, Virgínia disse: "A minha experiência é como funcionária pública, como
economista, nos diversos órgãos em que trabalhei inclusive o Dieese". Com
relação a sua experiência política, informou que toda a sua militância foi na
elaboração de programas de governo do PT nas últimas três eleições. "Não tenho
tanta experiência, sou uma gestora, uma economista. Claro que nunca deixei de
fazer política, mas também nunca tive a experiência de um mandato",
ressaltou.ExperiênciaVirgínia Ferreira acha que estaria preparada para assumir o
cargo de prefeita de Natal. "Trata-se de uma experiência nova, mas que posso
contribuir bem com base nos meus conhecimentos acumulados sobre a cidade",
disse. Quanto ao apóio do prefeito Carlos Eduardo, declarou: "Somente o tempo
dirá se o prefeito Carlos Eduardo virá a apoiar uma possível candidatura minha,
mas, se meu nome for indicado irei, junto com o partido, em busca das alianças.
O caminho é longo e tudo vai depender da decisão soberana do PT. Insisto em
dizer, que temos excelentes nomes, como Mineiro, que tem se revelado ao longo
dos anos como um extraordinário parlamentar", lembrou. "No entanto, esse meu
reconhecimento não me exime de pleitear a candidatura para governar a cidade
onde nasci e trabalhei a minha vida inteira", encerrou.

Nenhum comentário: