segunda-feira, 31 de março de 2008

COMENTÁRIO DE SALOMÃO GURGEL

Não só existem os umbigos dos políticos!

Garibaldi quer eleger Hermano. Wilma, Rogério. Agripino, que não tem ninguém, ensaia com Micarla. Luiz (Almir) anda no mato sem cachorro, pois nem de Geraldo é candidato! Nós, do PT, vamos com Virginia. Ou com Mineiro... Mas queremos que todos fiquem com um dos nossos: ou Mineiro ou Virginia!

Nesta história ainda cabe o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, que dizem ser o grande eleitor da capital. E aí ficam todos fazendo a dança do “quero apoio”. Em meio da maior crise moral da sua história, o Senado elegeu Garibaldi o seu presidente: aqui, nós, os potiguares ficamos super felizes, e ficamos esperando as suas bênçãos. Ah, se Gari nos apoiasse!

Oh, mais íamos esquecendo o Henrique Alves! Não pode! O homem é líder do PMDB, que tem a maior bancada da Câmara, majoritário também no Senado. E ele tem assento pertinho nas reuniões com Lula. É importante ouvir H. A.

E que ninguém ouse marchar sozinho sem o aval da nossa governadora! Afinal, ela é muito bem avaliada! E candidato que não for por ela abençoado, não terá pernas pra ir muito longe!

E até o Zé Agripino, que estrebucha no Senado contra Lula, mas agoniza eleitoralmente no Rio Grande do Norte, tenta se apresentar com tábua de salvação para a candidatura da verde Micarla!

O maior enigma, indecifrável para os pobres mortais, é a base de sustentação do governo Lula, que parece ter igualado todos os políticos do RN, enquadrado todo mundo. Mas que não é verdadeiro!

O povo, o eleitor, não entra nesta história! Só vai até as pesquisas... Afinal de contas, eleitor, hoje, é apenas aquele individuo que é selecionado, um entre mil, pra dizer se vai votar em fulano ou sicrana. Os partidos políticos se amiudaram na sua coragem de apresentar alternativas e propostas de mudança. Fazemos ensaios para conquistar apoios de (im)prováveis aliados e não a adesão da sociedade para idéias de como melhor governar.

Até mesmo, nós, do PT, perdemos a perspectiva histórica de irmos mais longe, de chegar ao poder com a determinação de balançar, sacolejar, mexer, torar, limpar, plantar e fazer nascer o novo, mais puro, mais perfeito, mais saudável!

O máximo que queremos é ter o apoio de Garibaldi. Ou de Wilma. Ou de Carlos Eduardo. Ou de Henrique. Ou, por que não?, de todos eles!

Oh, tempos! Oh, Homens! Coisa ruim para a Política. Pior ainda para a Vida! Que triste, viver sem sonhos! Pior ainda, sem esperanças! Me agarro ainda a uma velinha, que começou a brilhar na escuridão da política de Natal, com a marca VIRGÍNIA, que poderá iluminar esse imenso espaço, se os nossos políticos não olharem, apenas, para os seus umbigos! Escrito por Salomão Gurgel às 21h43

Nenhum comentário: