terça-feira, 4 de março de 2008

Desenvolvimento

Brasil só integrará grupo dos desenvolvidos se investir em educação,diz Lula


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou nesta terça-feira (4) que o Brasil só integrará o grupo dos países desenvolvidos se investir em educação. "O Brasil só entrará no mapa dos países desenvolvidos se fizermos um forte investimento na educação, na ciência e na tecnologia", afirmou ao participar da inauguração do Centro de Nanotecnologia César Lattes, em Campinas (SP).
O presidente Lula lembrou que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) voltado para a ciência e tecnologia, lançado no ano passado, vai investir R$ 41 bilhões até 2010.
O presidente afirmou que o programa de ciência e tecnologia brasileiro está em pleno desenvolvimento porque foi construído com a participação de pessoas comprometidas com o setor.
"Há muito tempo o Brasil não via um programa de ciência e tecnologia tão arquitetado, trabalhado com centenas de cabeças, milhares de mãos, vários ministros e cientistas", disse.
Lula citou ainda o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que vai aumentar de 12 para 18 o número de alunos por professor nas universidades federais, com aumento de 20% no repasse de verbas para as instituições.
"Isso vai permitir que possamos colocar, até 2010, mais 400 mil jovens nas universidades federais brasileiras".
O centro de nanotecnologia reúne um conjunto de laboratórios para estudar as propriedades atômico e moleculares das matérias.As atividades na unidade darão ênfase ao desenvolvimento de aplicações tecnológicas e são resultado da evolução de um programa de pesquisa em micro e nanotecnologia que vem se consolidando desde 1999

Nenhum comentário: