segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Inauguração do Comite do PT


Partido dos Trabalhadores inaugurou neste ultimo sábado 28, o Comitê Supra partidário Dilma Presidente do Brasil, sendo o mesmo localizado nas margens da BR 405, em frente ao núcleo da UERN, tudo aconteceu com uma grande movimentação pelas ruas da cidade e terminou no comitê com discursos dos candidatos do partido. Esteve presente ao ato de inauguração o deputado estadual e candidato a reeleição Fernando Mineiro; Candidato Deputado Federal Professor Assis da cidade de Mossoró, Deputada Fátima Bezerra candidata a reeleição, Zé Júlio candidato a deputado estadual, Hugo Manso candidato a Senador e outras lideranças do PT que acompanhavam um carreata que saiu de Caraubas com destino ao alto oeste.








MONITORAMENTO

Com cuidados simples, água da torneira

pode ser consumida sem riscos

João Bezerra Júnior - ASC

Você sabia que a água da torneira pode ser consumida sem riscos à saúde, desde que sejam tomados alguns cuidados básicos? A última edição da revista Bio, traz algumas dicas sobre a ingestão da água da torneira e informa alguns cuidados sobre como armazená-la de forma correta em garrafas, para que não perca suas propriedades. De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), a água passa por um rigoroso processo de desinfecção antes de chegar às casas dos clientes. Porém é necessário tomar alguns cuidados como lavar a caixa de água a cada seis meses para garantir a qualidade do produto que sai da torneira.

Após algum tempo parada nas canalizações, a água perde algumas qualidades. Ao retirá-la da torneira, o ideal é que o consumidor deixe corrê-la por algum tempo. Para evitar desperdício, a água que corre pode ser utilizada para regar plantas ou outros usos domésticos. Antes de igerir, o ideal é que se lavem corretamente e diariamente as garrafas para que não haja contaminação, pois a água, mesmo sendo bem armazenada, não se mantém com boa qualidade indefinidamente.

As garrafas devem ser conservadas dentro da geladeira, para que não absorva o gosto de alguns alimentos. Caso a água apresente gosto de cloro, a recomendação é que o consumidor deixe a garrafa por alguns minutos no refrigerador, com isso, o cloro é dissolvido e transforma-se em gás, evaporando rapidamente, contribuindo para um melhor sabor. Nutricionistas recomendam que se beba no mínimo dois litros de água por dia em pequenas quantidades e doses regulares, fortalecendo a saúde e o bem estar.

QUALIDADE

A Caern realiza diariamente, através do Laboratório de Análise de Água, acompanhamento sobre a qualidade da rede de abastecimento de todo o Estado. A portaria 518 do Ministério da Saúde exige que todo fornecedor faça análise periódica da água distribuída para o consumo humano, fazendo o controle operacional das unidades de captação, adução, tratamento, reservação e distribuição, além de informar a população sobre a qualidade da água.

O monitoramento de todas as regiões do Estado é realizado através de amostras que são analisadas a partir da concentração de coliformes fecais, cor, resíduos, turbidez e PH, com isso, dependendo da qualidade de cada amostra, o tratamento é diferenciado. Alguns poços de abastecimento de Natal aparecem com concentração de nitrato acima dos 10 miligramas por litro de água, e para diminuir esse índice, a água de outros poços ou adutoras, como a do Jiqui, que dobrou o seu abastecimento, é misturada à água com alto índice de nitrato, diminuindo a concentração. A adutora do Jiqui já está funcionando e a expectativa da Caern é de que nas próximas semanas o teor de nitrato já seja reduzido em toda a zona Sul da cidade. Na Zona Norte, a empresa está concluindo a adutora do rio Doce, que também vai diluir a água.

De acordo com Afonso Holanda, responsável pelo Laboratório de análises, a água fornecida pela Caern é própria para o concurso humano, porém, devem-se tomar alguns cuidados, como a utilização de filtros com carvão ativado em torneiras, para diminuir a concentração do cloro. A lavagem da caixa de água também é fundamental para garantir a qualidade da água consumida. Ferver a água antes de consumi-la também é uma alternativa para retirar as impurezas que possam estar presentes na tubulação residencial.

Assessoria de C. CAERN

sábado, 28 de agosto de 2010

O FIM DE UMA ERA


Senadores experientes que ganharam os holofotes nos últimos oito anos estão ameaçados de sair de cena no início de 2011. Apesar de terem ocupado as páginas dos jornais e frequentado de maneira assídua a tribuna do Senado por quase uma década, eles, agora, têm a eleição ameaçada. Alguns mantiveram o discurso ultrapassado e utilizam a campanha não para apresentar novas ideias, mas para denegrir a imagem dos oponentes. Outros, além de envolvidos com esquemas de corrupção, fazem campanha semelhante à de coronéis que dividiam os Estados em currais eleitorais. De acordo com especialistas, o eleitor, cada vez mais bem-informado, vem mostrando que quer sangue novo e exige competência. “Há dois terços do Senado em disputa e haverá uma grande renovação”, diz o diretor do Diap, Antônio Augusto Queiroz. “Dos 30 que tentam a reeleição, quase a metade não deve se reeleger.”

A degola ameaça principalmente os senadores de oposição do Nordeste, que apostaram num discurso surrado e de crítica sistemática ao governo Lula no Congresso. O senador Heráclito Fortes (DEM-PI), que utilizou a CPI dos Bingos para minar o governo, corre sério risco de ficar sem mandato. Ele está em terceiro lugar nas pesquisas, com 24% dos votos, atrás do ex-governador Wellington Dias (PT-PI), que tem 55%, e de Mão Santa (PSC-PI), com 30%. “Estou recebendo um bombardeio direto do Palácio”, reclama Heráclito. “Eles não têm o direito de usar a máquina do governo, de distribuir verbas e convênios para favorecer seus aliados. As candidaturas mais caras são as do governo”, justificou. Outro que usou a CPI para atingir o governo foi o senador Efraim Morais (DEM-PB). Com uma diferença: Efraim é acusado de envolvimento em esquemas de corrupção. As denúncias vão desde a distribuição de cargos a servidores fantasmas no Senado até a cobrança de propinas em contratos de serviços públicos. Na Paraíba, o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) lidera as pesquisas ao Senado, com 52% dos votos. Em segundo lugar está o prefeito de Campina Grande, Vital do Rego Filho (PMDB), com 25%. Efraim tem 22%.

Outra figura carimbada da política brasileira que corre o risco de ficar sem mandato é o senador Arthur Virgílio (PSDB). Dono de um discurso ácido e de críticas pesadas, ele aproveita sua campanha para desferir duros golpes nos concorrentes. Mas essa estratégia não tem garantido votos para Virgílio. O ex-governador do Amazonas Eduardo Braga (PMDB) tem 82% e a deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB) está em segundo lugar, com 39,3%. Virgílio aparece com 39%. No Rio Grande do Norte, o senador José Agripino Maia (DEM), que chegou a bater boca com a ministra Dilma Rousseff em audiência no Senado, está em segundo lugar nas pesquisas, com 39%, mas vê o avanço de sua oponente, a ex-governadora Wilma Maia (PSB), que já tem 32%. Em primeiro lugar está o ex-presidente do Senado Garibaldi Alves Filho (PMDB), com 41%. Leia mais aqui.
Amigos do presidente

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

CAPACITAÇÃO


Governo realiza Oficina de Sensibilização

para Planos Municipais de Saneamento Básico

Flamínio Oliveira – ACS Caern

Com o objetivo de capacitar técnicos visando a elaboração dos planos municipais de saneamento básico, o Governo, junto com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e as secretarias estaduais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e de Planejamento e Finanças (Seplan), está coordenando uma oficina de sensibilização para a formação da política e planos municipais de saneamento. O evento será realizado nesta sexta-feira (27), das 8h às 18h, no Hotel Rifólis, em Ponta Negra. Os planos são essenciais para a regulamentação da concessão, pelas prefeituras, dos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgotos sanitários e para a elaboração de diagnósticos que auxiliam os municípios na obtenção de empréstimos para obras de saneamento junto ao governo federal e organismos internacionais.

A Oficina de Sensibilização seguirá uma dinâmica participativa, a fim de promover o debate à reflexão sobre os desafios da “Política e dos Planos de Saneamento Básico” no Rio Grande do Norte. O evento tem apoio do Ministério das Cidades, através da secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn).

Na programação estão temas como o estudo da Lei 11.445/200, conhecida como lei do saneamento, o processo de elaboração do Plano Nacional de Saneamento Básico (PNSB), diretrizes para a elaboração do PNSB, apresentação de experiência de elaboração de um Plano Municipal de Saneamento Básico e a Construção de rede de apoio à elaboração dos planos.

A Caern vem desenvolvendo, desde o ano passado, um trabalho para auxiliar às prefeituras a realizar o diagnóstico e estudos na elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico. O objetivo é a assinatura do Contrato de Programa, documento indispensável para a concessão do serviço de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, obedecendo a Lei 11.445, de 5 de janeiro de 2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico. Atualmente 30 prefeituras já pediram apoio da Caern na elaboração dos seus planos municipais.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Mundo deveria aprender com Brasil a evitar crise de alimentos, diz 'Economist'


Revista cita os avanços da Embrapa para a produção de soja

A revista britânica The Economist traz em sua edição desta semana um editorial e um longo artigo sobre a agricultura no Brasil onde enumera os avanços feitos no cultivo de alimentos no país nas últimas décadas e diz que o mundo “deveria aprender com o Brasil” maneiras de evitar uma crise de alimentos.

Citando dados da FAO (agência da ONU para alimentação e agricultura) que apontam que a produção mundial de grãos terá que crescer 50% e a de carne terá que dobrar para suprir a demanda até 2050, a publicação afirma que o Brasil tem características que o tornam um produtor de alimentos de grande relevância nos próximos 40 anos.

Segundo a revista, mais impressionante que o fato de o país ter se tornado nas últimas décadas “o primeiro gigante tropical de agricultura”, ameaçando inclusive os maiores exportadores de alimentos do mundo, é a “maneira” como Brasil o fez.

“Estimulado em parte pelo medo de que não poderia importar suficientes alimentos (nos anos 1970), (o Brasil) decidiu expandir sua produção doméstica por meio de pesquisa científica, não subsídios. No lugar de proteger os fazendeiros da competição internacional – como a maior parte do mundo ainda faz – ele abriu seu mercado e deixou os fazendeiros ineficientes irem à falência”, diz a revista.

Alternativa

A Economist afirma que, na contramão das recomendações dos “agropessimistas”, que defendem “pequenas propriedades com práticas orgânicas” e desdenham monoculturas, fertilizantes e alimentos geneticamente modificados, o progresso do Brasil na área foi baseado em grandes propriedades, “apoiado nas pesquisas da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e impulsionado por lavouras geneticamente modificadas”.

“O Brasil é uma alternativa clara à ideia crescente de que, na agricultura, o pequeno e o orgânico são mais bonitos.”

Segundo a revista, as técnicas que tornam a agricultura brasileira “magnificamente produtiva” podem ajudar ainda os países pobres da África e da Ásia.

“Os ingrediente básicos do sucesso do Brasil – pesquisa em agricultura, grandes fazendas, abertura de mercado e novas técnicas de agricultura – podem dar certo em qualquer lugar”, diz a Economist, que afirma ainda que se um sistema parecido for adotado na África, alimentar o mundo em 2050 não será tão difícil como parece ser agora.

BBC Brasil

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Professores do RN ganham ação na justiça contra Estado

Os desembargadores que integram a 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte mantiveram a sentença original, que condenou o Estado a assegurar a promoção vertical de dois professores para a classe imediatamente superior após o estágio probatório.

O Ente Público chegou a mover recurso junto ao TJRN, mas os desembargadores não deram provimento à Apelação Cível (n° 2010.003011-4), seguindo, assim, decisões anteriores com o mesmo objetivo e julgamento (jurisprudência).

A decisão no TJRN ressaltou que a alegação do Estado de que uma promoção de servidor implica em aumento de dispêndios a serem suportados pelo erário e, por isso, deveria haver previsão orçamentária, não merece sustentação.

De acordo com a decisão, a partir do momento em que uma lei complementar admite a progressão vertical presume-se que foi criada com a devida previsão orçamentária para tanto.

A sentença inicial, mantida no TJRN, também condenou o Estado ao pagamento de diferença dos vencimentos pagos a menor, em parcelas vencidas e a vencer, retroativas a 7 de agosto de 2003 – fim do estágio de um dos professores, e 20 de novembro de 2004, relacionado ao outro autor da ação.

O pagamento também terá que ter reflexos, inclusive, no 13º Salário, tudo corrigido monetariamente com juros moratórios, estes últimos calculados no percentual de 0,5 % ao mês.

Fonte: Diário de Natal