quinta-feira, 19 de agosto de 2010


Iberê anuncia aluguel de hospitais em Natal para desafogar Walfredo Gurgel

Governador disse que, com contratações, capacidade da rede estadual de saúde deve aumentar em 100 leitos e 41 UTIs.

Por Túlio Duarte

Foto: Elpídio Júnior



Após ter anunciado a construção de um novo hospital em seis meses, o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), candidato à reeleição, reconheceu a impossibilidade de construir o equipamento ainda este ano. No entanto, Iberê assegurou nesta quinta-feira (19) que está concluindo as negociações para alugar dois hospitais em Natal e, com isso, desafogar o Hospital Walfredo Gurgel.

“Para resolver o problema de forma imediata, nós estamos alugando um novo hospital, em Natal, para transferir 100 leitos e uma UTI [Unidade de Terapia Intensiva] […]. Estamos também alugando um hospital pequeno com mais 40 leitos só de UTI”, anunciou o governador, durante entrevista ao Jornal 96 (96 FM), apresentado pelo jornalista Diógenes Dantas.

Questionado quanto à localização dos novos hospitais, o governador disse que está concluindo as negociações e, por isso, preferia não adiantar detalhes. Porém, Iberê garantiu que os prédios se localizam na capital do Rio Grande do Norte.

O governador ressaltou que a atual situação do Walfredo Gurgel se deve à falta de investimentos nos municípios, ou seja, à precariedade na atenção básica, nos postos de saúde.

“O Walfredo é um hospital para atender ao pronto socorro, mas o que você encontra lá? Você encontra crianças com falta de ar e até gente com unha encravada. Por que isso acontece? Porque sabe que se chegar em um posto aqui em Natal não vai encontrar um médico”, destacou o governador.

No entanto, o chefe de Estado fez a ressalva de que a culpa não é apenas dos municípios. “Os recursos do SUS [Sistema Único de Saúde] são pequenos. Isso precisa ser atualizado”, explicou, defendendo, em seguida, a construção de um grande pacto pela saúde.

Legalmente, os municípios são responsáveis pela atenção básica e o Estado pelo atendimento de média e alta complexidades. “Muitas vezes, as prefeituras não cumprem sua parte e a demanda vem para o Estado. [Por isso, vou] fazer um pacto com os municípios, ajudá-los a colocar em funcionamento suas UPAs [Unidades de Pronto Atendimento], seus postos de saúde”, prometeu o candidato.
Fontenominuto.com

Nenhum comentário: