quarta-feira, 7 de julho de 2010


Serra foi reprovado pelo DIAP


O DIAP, todos lembram, é o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, aquele órgão que monitora o desempenho dos parlamentares no que se refere às votações de interesse dos trabalhadores.

Cumpre, no parlamento o mesmo papel que o Dieese cumpre no acompanhamento das questões da Economia.
É o DIAP que publicou os livros "Quem é Quem na Constituinte" e "A Cabeça do Congresso".
Um dos seus dirigentes mais respeitados é Antonio Queiroz, o Toninho, de Pau dos Ferros, primo do jornalista Canindé Queiroz.

A palavra do DIAP é fortíssima para o movimento sindical. Suas notas norteiam os votos a serem indicados pelos principais líderes sindicais do País.

Ultimamente José Serra resolveu dizer algumas inverdades sobre direitos trabalhistas. Disse que foi o criador do FAT - Fundo de Amparo ao Trabalhador e que foi ele quem tirou do papel o Seguro Desemprego.
O DIAP tem outros dados sobre Serra. Garante que ele não só não criou nada do que diz como votou contra os trabalhadores na Constituinte. Por isso foi reprovado pelo DIAP.
Ora, o Seguro Desemprego foi criado quando Sarney ocupava a Presidência, instituído pelo decreto-lei nª 2.284, de 10 de março de 1986. Já o FAT foi criado em 1988, pelo ex-de-putado federal Jorge Uequed /PMDB-RS.
O Jornal Hora do Povo mostra que Serra realmente apresentou um projeto sobre o FAT, mas com sete meses de atraso em relação ao projeto de Jorge Uequed. Em 5 de maio de 1989. O projeto de Serra recebeu o número 2.250/1989. Só que na sessão de 13 de dezembro de 1989, ele foi considerado prejudicado pelo plenário da Câmara dos Deputados devido a aprovação do projeto de Jorge Uequed.

O Diap deu nota 10 para Jorge Uequed e nota 3,75 para o atual candidato tucano. No primeiro turno da Constituinte ele tirou nota 2,50 e no segundo turno, por se ausentar em várias votações em que havia votado contra, levou nota 5,0, o que lhe deu média de 3,75. Ou seja, o candidato tucano foi reprovado pelo órgão de assessoria dos trabalhadores porque na Constituinte votou contra os sindicatos e serviu de porta-voz dos especuladores, dos tubarões e de açambarcadores de todo tipo.

- Serra votou contra a redução da jornada de trabalho para 40 horas;
- Negou seu voto pelo direito de greve ao servidor público;
- Negou seu voto pelo abono de férias de 1/3 do salário;
- Negou seu voto pelo aviso prévio proporcional;
- Negou seu voto pela estabilidade do dirigente sindical;
- Negou seu voto para garantir 30 dias de aviso prévio;
- Negou seu voto pela garantia do salário mínimo real;
- Votou contra a implantação de Comissão de Fábrica nas indústrias;
- Serra também se absteve em relação à licença paternidade e disse não à nacionalização das reservas minerais.

Desemprego
Sérgio Cruz, do Jornal Hora do Povo, mostra a farsa do Serra defensor dos trabalhadores:

Diante de sua insistência em afirmar que "veste a camisa do trabalhador" e que foi ele que criou o FAT e "tirou o Seguro Desemprego do papel", algumas pessoas pensaram: "Se Serra criou o Seguro Desemprego só pode ter sido porque planejava aumentar o desemprego". Mas, agora que foi desmascarada a mentira da criação do FAT e do Seguro Desemprego, o que fica é que ele planejou mesmo foi só o desemprego. Durante sua passagem pelo Ministério do Planejamento de FHC, milhões de trabalhadores perderam o emprego no Brasil.


Mudanças perfunctórias
Depois das privatizações e do arrocho que devastaram a economia do país, Serra, para disfarçar, inventou algumas mudanças perfunctórias nas regras para a obtenção do seguro. Aboliu a exigência de comprovação de 15 meses de trabalho registrado.

Vicentinho

O deputado Vicente Paulo da Silva - Vicentinho (PT-SP) também afirmou que Serra está mentindo ao dizer que criou o FAT e o Seguro Desemprego. "Nem o FAT nem o Seguro Desemprego são criações do Serra", afirma o deputado, que é ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema e ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT). "Ele não pode usar a mentira como expediente para se promover e alavancar a sua candidatura, pois ele vai perder mais credibilidade.


Graças a internet

Ainda mais hoje em dia que, graças à internet, tudo é descoberto rapidamente" denunciou o deputado. Realmente, nós ficamos sabendo, por exemplo, que foi Serra, como relator da Comissão do Sistema Tributário, Orçamento e Finanças da Constituinte, que acabou com a cobrança do ICMS do Petróleo na origem, prejudicando o Rio de Janeiro e vários outros estados produtores.
Crispiniano Neto

Nenhum comentário: