segunda-feira, 19 de abril de 2010

Técnicos e criadores apodienses participam do Projeto Balde Cheio da Embrapa da PB

APODI/POMBAL/PB - Prefeitura do Apodi, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Banco do Nordeste estão realizando no dia 20 uma Caravana de Criadores de Caprinos, Ovinos e Bovinos de Apodi para participarem de um Dia de Campo na cidade de Pombal, na Paraíba, onde vão conhecer o Projeto Balde Cheio, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).
O Balde Cheio tem o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da pecuária leiteira na região de atuação via transferência de tecnologia para os técnicos extensionistas locais, quer sejam de instituições públicas ou privadas. O projeto foi criado em 18 de setembro 1997.
Segundo o secretário de Agricultura de Apodi, Eron Costa, um dos participantes da caravana que vai ao município de Pombal, o Projeto Balde Cheio promete revolucionar a atividade leiteira no Nordeste. "A intenção é mostrar ao produtor que é possível ter uma boa produção com a utilização de técnicas específicas, organização e dedicação", comentou Eron Costa.
A Prefeitura do Apodi, juntamente com o Sebrae, pretende implantar o importante projeto no município de Apodi em parceria com instituições ligadas à área rural. Onde foi implantando o programa tem sido sinônimo de esperança e maior lucratividade para os produtores.
Além de três membros da Secretaria Municipal de Agricultura de Apodi ainda vão participar da caravana representas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN/Campus Apodi), Banco do Nordeste, Sebrae, Asfoco, Leite Ila, Leite do Sertão, Asprolo, Emater e vários outros segmentos ligados ao meio rural apodiense.
Somente na área da caprinocultura, a região Oeste conta com mais de 409.359 cabeças de caprinos e 532.846 ovinos. O plantel de caprinos no município de Apodi é aproximadamente 25.837 e de ovinos 14.000, sendo que a região da Chapada do Apodi concentra o maior rebanho do território apodiense. Já a produção de leite de cabra é de quase 1.000 litros ao dia.

Nenhum comentário: