quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Petrobras descobre nova jazida de óleo e gás no pré-sal

A Petrobras encontrou uma grande jazida de gás natural e óleo leve na camada do pré-sal ao concluir a perfuração do poço, conhecido como Júpiter, na Bacia de Santos. A informação foi divulgada em nota oficial pela estatal. Confirma, assim, a descoberta destas reserva anunciada em 21 de janeiro deste ano.

A empresa informa que o poço Júpiter está localizado a 290 km da costa do Estado do Rio de Janeiro e a 37 km a leste da área do Tupi, em profundidade d’água de 2.187 metros. A profundidade final atingida foi de 5.773 metros a partir da superfície do mar.

“A perfuração do poço, que por razões operacionais havia sido interrompida em janeiro, foi aprofundada e constatou a continuidade de reservatórios de gás natural e óleo leve, e de elevado teor de gás carbônico (CO2). Várias amostras de petróleo foram recuperadas e se encontram em análise no Centro de Pesquisa da Petrobras - CENPES para melhor caracterizar as percentagens relativas de seus componentes. Quando em produção, o CO2, preliminarmente identificado, não será descartado para a atmosfera, mas reinjetado, contribuindo assim para o aumento do fator de recuperação de petróleo nestes reservatórios”, diz a Petrobras em nota. A descoberta do poço já foi comunicada à Agência Nacional do Petróleo.
25/09/2008

Nenhum comentário: