quarta-feira, 24 de agosto de 2011

paralisação

Categoria elaborou contraproposta que foi enviada à reitoria da universidade na tarde de ontem

Os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) decidiram manter a greve iniciada em 31 de maio. Com a decisão, tomada durante assembleia realizada na sede da Associação dos Docentes da UERN (ADUERN), o movimento paredista chega aos 80 dias.

“Só foram identificadas duas abstenções. Não houve nenhum voto a favor da proposta do governo”, disse o presidente da Associação, Flaubert Torquato. Apesar disso, a greve pode estar perto do fim, caso o governo acate a contraproposta formulada pelos docentes e enviada ontem mesmo à reitora da universidade.

Flaubert explica que, adotando-se o acréscimo dos valores referentes à variação da inflação e, levando em consideração a proposta de governo, a parcela de 10,65%, estipulada para ser paga em abril de 2012 teria o acréscimo alusivo à variação de abril de 2011 a março de 2012, para que os professores não tenham perda salarial. Até porque o percentual de reposição de 23,98% solicitado pela categoria deveria ter sido pago em abril de 2011.

Flaubert Torquato acredita que não haverá problemas por parte do governo, uma vez que, durante as negociações, houve sinalização de que poderia haver acréscimo. Por outro lado, ele considera importante a aceitação, tendo em vista que a formulação dos professores define regras claras quanto à campanha salarial a longo prazo. O professor ressalta que a categoria quer uma negociação que não implique em perdas salariais.

O sindicalista acrescenta ainda que, por fim, a categoria insiste na liberação dos recursos da Uern e também reivindica o atendimento das propostas dos estudantes. Para Flaubert Torquato, a apresentação de uma contraproposta que contraria as reivindicações iniciais dos professores, que pleiteavam o pagamento de, pelo menos, parte do percentual total ainda este ano, mostra que a categoria está interessada no retorno às aulas.

Ontem à noite, durante a abertura oficial da XXIV Feira Industrial e Comercial de Mossoró e Região Oeste (FICRO), os professores criaram uma comissão com o intuito de entregar a contraproposta nas mãos da governadora.
Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: