terça-feira, 14 de dezembro de 2010


PT e PMDB assinam acordo para garantir o rodízio

Publicação: 14 de Dezembro de 2010 às 00:00

Os presidentes do Partido dos Trabalhadores (PT), José Eduardo Dutra, e do PMDB, Michel Temer, assinaram o documento que define os termos do acordo para o rodízio entre as legendas na presidência da Câmara dos Deputados durante a próxima legislatura. Para assegurar  a parceria, foi formalizado um documento estabelecendo cinco pontos em comum. Caberá ao PT indicar o primeiro presidente, que deve exercer no primeiro biênio (2011-2012). Ao PMDB caberá o comando nos dois anos restantes (2013-2014).

“Os presidentes do PT, José Eduardo  Dutra, e do PMDB, Michel Temer, representam as legendas que foram os principais esteios da candidatura vitoriosa de Dilma Rousseff à Presidência da República. Esse parceria já oferece ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva sustentação parlamentar, com grande estabilidade e tranquilidade nas relações políticas entre Palácio do Planalto e Congresso Nacional nestes últimos quatro anos. Neste período, PT e PMDB se revezaram no comando da Câmara dos Deputados. Esse ambiente propiciou as condições necessárias para grandes avanços sociais e econômicos que beneficiaram o povo brasileiro com políticas públicas bem sucedidas em várias áreas.

Com o objetivo de garantir a manutenção deste cenário político positivo na Câmara dos Deputados, PT e PMDB firmam protocolo estabelecendo o seguinte:

1 - O PMDB e PT possuem as maiores bancadas da Câmara e decidem que cada um dos partidos presidirá a Casa em um dos biênios da legislatura a ser iniciada em fevereiro de 2011;

2 - O partido que presidir o primeiro biênio se compromete a apoiar o outro no período imediatamente posterior;

3 - O PT exercerá a presidência no primeiro biênio e o PMDB presidirá a Casa no segundo biênio;

4 - PT e PMDB buscarão os demais partidos para participarem deste entendimento;

5 - O presente acordo diz respeito somente à presidência da Câmara, devendo os demais cargos da Mesa Diretora serem ocupados pelos outros partidos da Casa segundo critérios a serem ajustados entre eles.

A união das forças partidárias tem colaborado decisivamente para melhorar o Brasil. Temos certeza de que este trabalho conjunto, baseado no compromisso político e no diálogo institucional trará avanços ainda maiores nos próximos quatro anos.
Fonte: Tribuna do norte

Nenhum comentário: