Pisa: melhores salários a
professores dão mais resultados que turmas menores
Rafael
Targino
O Pisa
(Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) 2009, divulgado na semana
passada pela OCDE (Organização para a Cooperação Econômica Europeia), chegou à
conclusão, depois da análise dos resultados, que sistemas considerados de
sucesso gastam muito dinheiro em educação e tendem a priorizar o salário
docente à formação de classes menores.
De acordo
com a pesquisa, o melhor desempenho dos estudantes está relacionado aos
salários mais altos dos professores e não a turmas com menos alunos. Para a
OCDE, os sistemas que fazem isso comprovam pesquisas que “afirmam que aumentar
a qualidade do professor é uma rota mais efetiva para melhorar os resultados
dos estudantes do que criar turmas menores”.
Recursos
Dentro
dos países, afirma o Pisa, escolas com melhores recursos geralmente têm
desempenho melhor por tenderem a ter mais estudantes “sócio-economicamente
favorecidos”. Alguns locais, diz a pesquisa, têm grande relação entre os
recursos e o ambiente demográfico e sócio-econômico da região onde as escolas
se encontram.
“Se a
maioria ou todas as escolas tiverem o mínimo de recursos necessários para
permitir um ensino efetivo, recursos materiais adicionais podem fazer mínima
diferença nos resultados”, diz o relatório.
E no Brasil?
Para
Daniel Cara, coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação,
também no Brasil o foco no professor é sempre a variável mais importante. “Mas
só o foco no professor não vai surtir os efeitos necessários. Claro que o
primeiro passo é esse. Investir em formação continuada. Só que esse passo não
vai ser suficiente pra resolver o déficit educacional brasileiro”, afirma.
“O grande
caminho agora é incentivar a renda das famílias. Quanto maior a renda, maior a
escolaridade”, diz Cara.
Fonte:
uol
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