quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Ensino técnico tem que ser geral e amplo PDF Imprimir E-mail

O presidente da CNTE, Roberto Leão, comentou a inauguração simultânea de 78 escolas federais de educação profissional, pelo presidente Lula, nesta segunda-feira (01). As escolas técnicas vão contemplar todas as regiões brasileiras. Para Leão, a expansão dessas escolas é imprescindível para o país, mas o ensino técnico não deve ser simplesmente para treinar e sim, para a formação integral do cidadão.

“O ensino técnico deve dar uma noção geral do mundo. Ou seja, tem ser uma formação geral e ampla que prepare a juventude para o trabalho e para o exercício da cidadania”.

Dessas 78 unidades, 32 já estão em funcionamento, com mais de oito mil estudantes matriculados. As demais começam a funcionar a partir de março. Quando estiverem em pleno funcionamento, as novas escolas poderão atender juntas a quase 100 mil alunos com cursos técnicos, licenciaturas e superiores de tecnologia.

Outras 99 estão em obras e devem ficar prontas até o final do ano. O número total de escolas de educação profissional chegará a 380, com mais de 500 mil vagas.

Para garantir o funcionamento das novas escolas, os institutos federais realizarão concursos públicos para contratação de professores e técnicos administrativos. O Ministério do Planejamento já autorizou a abertura de concurso público para a contratação de 8,9 mil profissionais de educação, sendo cinco mil professores e 3,9 mil técnicos administrativos.

CNTE

Nenhum comentário: