terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Caern regulariza abastecimento na cidade

Apodi - A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) regulariza o abastecimento de água na cidade de Apodi, antes do Carnaval, como havia prometido. A Caern, em uma operação conjunta com a Prefeitura de Apodi e a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN), conseguiu colocar em funcionamento o poço cedido pelo pecuarista Gilberto Veríssimo para abastecer a cidade durante o período de Carnaval.
O poço entrou em operação sábado (6) passado. O poço, localizado em terreno particular, fica próximo aos demais poços da Caern. A Companhia fez a limpeza do local com a ajuda da prefeitura e providenciou a energia elétrica para colocá-lo em funcionamento. Vai continuar sendo usado para abastecer a cidade até a Caern concluir a perfuração de dois novos poços para abastecer a cidade.
Esta foi a solução encontrada para resolver emergencialmente o abastecimento da cidade oestana. O gerente da Regional de Mossoró, José Ronaldo, afirma que todos os parceiros foram de fundamental importância, "Sem a colaboração dos clientes da Caern, do senhor Gilberto e da Prefeitura Municipal de Apodi para permitir acesso ao terreno, e da Cosern, que providenciou a ligação de energia elétrica, não teríamos como colocá-lo em funcionamento em tempo recorde", destaca.
Um novo poço, que integrará a captação da Caern na cidade, está sendo perfurado e terá capacidade para produzir 90 mil litros de água por hora. O novo poço deve entrar em operação em 30 dias. José Ronaldo informa que a Companhia vai iniciar a perfuração do outro poço, que terá a mesma vazão e ficará de reserva com o objetivo de garantir o abastecimento de água para a população de Apodi. Quando o novo poço da Caern estiver pronto, o poço na propriedade rural de Gilberto Veríssimo será devolvido.
Há 15 dias, um dos três poços do sistema de abastecimento de água de Apodi teve rompimento do filtro e do pré-filtro, sendo necessária sua desativação. O poço desativado é responsável pelo abastecimento de 30% da população. Logo que tomou conhecimento do problema, a governadora Wilma de Faria determinou ao diretor-presidente da Caern, Walter Gasi, que encontrasse uma solução definitiva para evitar um colapso no abastecimento de água do município.
Jornal de Fato

Nenhum comentário: