sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Mineiro cobra agilidade em investigações



Aliado do deputado federal Henrique Eduardo (PMDB), que é suspeito de envolvimento no esquema de corrupção conhecido como “Mensalão do DEM”, o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) cobrou agilidade da Justiça nas apurações sobre a suposta participação do peemedebista no escândalo descoberto pela Polícia Federal na operação Caixa Pandora. Em entrevista ao CORREIO DA TARDE, na manhã de hoje, o deputado sugeriu que Henrique se explique o mais rápido possível, no intuito de esclarecer os fatos.

O esquema de corrupção é supostamente liderado pelo governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM).

Henrique teve seu nome citado na gravação de uma conversa entre o ex-secretário de Relações Institucionais Durval Barbosa e o empresário Alcir Collaço. Na conversa, Collaço diz que o peemedebista recebia R$ 100 mil de Arruda para atender aos interesses do governador.

Mineiro ressaltou que, no vídeo, não aparece o deputado. Ele disse que, como o caso está na Justiça, é preciso aguardar a apuração para definir um posicionamento sobre o assunto. “Tomara que a Justiça tenha agilidade na apuração do caso, pois o escândalo contribui para descredibilizar a classe. A demora na investigação dessas denúncias gera descrença da população na atividade política”, avaliou.

O petista ainda criticou a utilização do escândalo envolvendo o deputado para prejudicá-lo eleitoralmente. “Quem acha que vai conseguir tirar proveito eleitoreiro disso age com ingenuidade. Isso só conta como fato negativo para os políticos. O correto é a opinião pública ficar atenta para como o caso vai terminar após as investigações judiciais, quando teremos os esclarecimentos dos fatos”, declarou.

Redistribuiçãodo ICMS

O deputado do PT também comentou o processo de votação do Projeto de Lei que muda os percentuais de distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Mineiro disse que é a favor da mudança, mas pediu mais seriedade dos deputados na discussão da proposta. De acordo com o parlamentar, a discussão está tendo um foco equivocado.

“Está havendo um debate desqualificado sobre o ICMS. Tem muita gente falando o que não sabe. A mudança não é uma disputa entre as prefeituras pequenas e as grandes, como estão fazendo. É uma questão muito maior do que isso. Defendo o debate sobre como os recursos poderão ajudar aos municípios e não dessa forma equivocada”, opinou o parlamentar.

Para Mineiro, antes de aprovar o projeto, é preciso definir como os recursos do ICMS serão aplicados nos municípios. O deputado ainda reclamou do pensamento eleitoreiro dos deputados na hora de fazer uma reforma tributária e cobrou seriedade na discussão do projeto. “Não acho interessante fazer um envio de recursos sem definir a área de destinação. Eu defendo que o dinheiro senha aplicado na educação. É isso que precisamos discutir”, concluiu.

Correio da Tarde

Nenhum comentário: