terça-feira, 22 de novembro de 2011

O sertão vai virar mar

Moeda forte

É, malandro, a coisa na Europa tá mais feia que macarrão em tigela de plástico.
Governos caindo, desemprego e até fome.
Logo fome, que era até pouco tempo privilégio do sertão nordestino, das favelas cariocas, da África, da Coréia do Norte...
Mas não foi só o eixo de rotação da Terra que mudou. A ordem econômica planetária também. Emergentes como o Brasil estào tomando seu lugar. Aqui o dinheiro aparece, sobram riquezas naturais, mercado consumidor. Enquanto o primeiro mundo, que está virando terceiro. pena pois não tem mais terras estrangeiras para colonizar.

Gringos correm para o eldorado brasileiro. Bolivianos e porgugueses lideram as listas de imigração. Lembra dos anos 80, quando brasileiros desiludidos invadiram Portugal, na chamada crise dos dentistas? Pois é, o sertão virou mar e, qualquer dia desses, você ainda vai ter uma empregada doméstica lusitana...
Até os Estados Unidos estão perdendo aquela empáfia. Já sacaram que ou se juntam aos emergentes ou serão engolidos também. Mas tiveram que ver coisa preta para finalmente eleger um negro presidente.
Aliás, por que não ouvimos falar em crise nos ex-satélites soviéticos? República Tcheca, Romênia, Hungria... como será que andam as coisas por lá? Por que parecem não estar em ebulição como Itália, Espanha, França e Inglaterra?
Por aqui, a turma das favelas não quer mais saber de fazer faxina em casa de bacana, felizmente. Aliás, eles nunca quiseram isso, mas era só o que conseguiam. Agora, têm a chance de ser outra coisa na vida. Talvez até um trabalho não braçal. Já viu os indicadores econômicos da Rocinha? Imagine aquilo tudo legalizado. Salve o assistencialismo de estado, que dá às pessoas a chance de não precisar trocar o estudo pelo trabalho antes da adolescência. Matar a fome gera cidadãos saudáveis, trabalhadores e mercado consumidor.
Falta apenas derrotar a chaga da impunidade e investir mais e mais em educacão. 
Do blog da Dilma

Nenhum comentário: