quarta-feira, 6 de outubro de 2010

POLÍTICA

Fátima não acredita em apoio do PV
Coordenadora da campanha petista no RN, deputada diz que verdes são próximos de Serra
Allan Darlyson.

Na corrida presidencial, os concorrentes Dilma Roussef (PT) e José Serra (PSDB) vão em busca do eleitorado que optou pela candidatura de Marina Silva (PV) no primeiro turno das eleições. A coordenadora da campanha petista no Rio Grande do Norte, deputada federal Fátima Bezerra (PT), está pessimista quanto à oficialização do apoio do PV no segundo turno. Já o coordenador da campanha de Serra no Nordeste, deputado federal Rogério Marinho (PSDB), acredita na adesão verde à candidatura tucana.


Fátima, contudo,entende que o perfil dos eleitores de Marina e Dilma são semelhantes e vai em busca desses votos Foto: Carlos Santos/DN/D.A Press
Fátima Bezerra declarou, em entrevista ao Diário de Natal, que, apesar de não acreditar na adesão do PV à Dilma, prevê que a petista receberá a maioria dos votos dados a Marina no primeiro turno. "O PV é próximo de José Serra. Não deverá compor conosco. Isso não é nenhuma novidade. Porém, o perfil do eleitor de Marina parece com o de Dilma. São as semelhanças que vamos buscar para derrotar o adversário", enfatizou.

Já Rogério Marinho (PSDB) disse que espera o apoio do PV no segundo turno das eleições. Segundo ele, o eleitor de Marina está mais próximo da candidatura da oposição. "A verdade é que a ida da eleição para o segundo turno mostra que o povo rejeitou a candidatura de Dilma Roussef. A tendência é de quem não votou em Dilma no primeiro turno não votar no segundo turno. Estou confiante na vitória", reforçou.

O PV nacional anunciou que fará um debate interno sobre qual rumo seguir no segundo turno. O partido informou, após receber convite dos dois candidatos, que fará também uma avaliação dos pontos em comum do seu programa de governo com o de cada concorrente. A legenda divulgou que tomará a decisão em até 15 dias. Seja qual for o candidato que receberá o apoio verde, Marina Silva só participará da campanha na segunda quinzena de outubro, ou seja, na reta final da eleição.

A prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), que coordenou a campanha da candidata verde no Nordeste, disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que só vai se pronunciar sobre a disputa nacional após a definição do PV sobre o segundo turno. A prefeita informou que vai seguir a decisão que o seu partido tomar. Membro da Executiva nacional da legenda, Micarla também participará das discussões sobre quem apoiar na segunda etapa da eleição. O partido só vai se reunir para deliberar sobre o tema em 15 dias.

Em nível nacional, Dilma saiu fortalecida após o resultado do primeiro turno das eleições. A base política da candidata conseguiu eleger uma maioria maciça na Câmara Federal e no Senado. Mas, no estado a situação é diferente. O senador José Agripino (DEM) e a governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM) saíram consagrados das urnas e prometeram empenho em prol da candidatura tucana. Após mostrar a força que tem na eleição estadual, o DEM busca agora fortalecer seu candidato presidencial.

Nenhum comentário: