segunda-feira, 15 de julho de 2013

Educação

Apenas 20% dos aprovados no SiSU se matriculam na Ufersa

Curso mais procurado foi Ciência e Tecnologia noturno nos quatro campi
A Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) encerrou na segunda-feira, 24, o prazo das matrículas para os aprovados no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Das 1.190 vagas oferecidas para o segundo semestre, apenas 20% foram preenchidas.
O curso que efetuou mais matrículas foi o de Ciência e Tecnologia noturno em todos os quatro campi da Ufersa. Em Mossoró, o preenchimento foi de 35%, em Pau dos Ferros foi de 22%, em Caraúbas foi de 26% e em Angicos foi de 22%.
O pró-reitor-adjunto de Graduação da Ufersa, Walter Martins Rodrigues, informou que o preenchimento foi menor que o registrado durante as matrículas no início do ano. “Em relação ao mesmo período do ano passado [segundo semestre], o índice foi quase o mesmo”, explica.
A concorrência com universidades próximas como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade Federal do Ceará pode ser um fator que contribui para a baixa procura pela Ufersa, como comenta o pró-reitor. “O aluno com nota alta tem mais opção de escolha entre as universidades. Muitos estudantes colocaram a Ufersa como segunda opção e passaram na UFRN que agora está selecionando pelo SiSU e UFC que ampliou o número de vagas. Como boa parte dos nossos estudantes são do Ceará, por exemplo, eles preferem ficar mais próximos de casa”, avalia Walter.
A instituição espera que na segunda chamada do SiSU que tem as matrículas previstas para acontecer nos dias 5, 8 e 9 de julho, haja um comparecimento de cerca de 50% dos aprovados.
Caso ainda restem vagas, as instituições ficam responsáveis por elaborar Listas de Espera. As pessoas que não forem aprovadas nas duas chamadas feitas pelo SiSU podem se inscrever. As universidades podem realizar quantas listas forem necessárias até que o preenchimento de vagas chegue aos 100%.

OPORTUNIDADES - Na primeira chamada foram oferecidas 690 vagas para o Campus de Mossoró, 200 vagas para Angicos, 150 para Caraúbas e 150 para o Campus de Pau dos Ferros.
Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: