quinta-feira, 21 de março de 2013

Pedro e Aldo vencem a eleição na Uern
Alcivan Costa
Pedro Fernandes foi eleito com cerca de 52% dos votos em processo sucessório tranquilo
Com a obtenção da maioria dos votos, Pedro Fernandes (52%) e Aldo Gondim (45%) foram eleitos para o cargo de reitor e vice-reitor, respectivamente, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O resultado oficial só foi divulgado pela comissão eleitoral depois da meia-noite e foi bastante festejado por quem apoiou os dois vencedores.
Durante todo o dia, diversos professores, técnicos administrativos e estudantes da Universidade votaram e escolheram o sucessor do reitor Milton Marques de Medeiros e do vice-reitor Aécio Cândido de Sousa. A eleição realizada ontem começou às 8h e terminou às 22h.
Apesar do resultado dos novos comandantes da Uern ter sido divulgado depois da meia-noite, muitas pessoas ficaram concentradas nos comitês e em algumas residências esperando o resultado da eleição.
O novo reitor Pedro Fernandes garante que vai cumprir todas as promessas feitas no período de campanha eleitoral e que pretende começar a trabalhar mesmo antes de assumir o cargo oficialmente. Ele conta que a campanha foi toda pautada em propostas oficiais e verdadeiras.
“Antes de assumir a função de reitor já irei começar a trabalhar para cumprir o que prometi. Estou muito feliz pela grande aceitação do nosso trabalho e vou honrar os compromissos”, afirma o primeiro doutor e mais jovem a assumir o cargo de reitor da Uern.
Uma peculiaridade em relação à eleição da Uern é que o voto não era vinculado, ou seja, os eleitores poderiam votar em um reitor de uma chapa com o vice-reitor de outra. Os votos eram separados e não casados como geralmente acontece.
Assim como nas outras eleições da instituição, o voto foi facultativo e proporcional entre os três segmentos acadêmicos, obedecendo a proporcionalidade de 70% do corpo docente, 15% do corpo técnico administrativo e 15% do corpo discente, percentuais calculados sobre o total de eleitores que comparecerem à eleição. 
Esta foi a sétima eleição para reitor e a oitava para vice-reitor da Uern. A primeira eleição direta aconteceu em 1985 apenas para vice-reitor, quando foi eleito Antônio de Farias Capistrano. À época, o reitor era o Padre Sátiro Cavalcanti Dantas. Quatro anos depois, Antônio de Farias Capistrano seria eleito o primeiro reitor com voto direto da Uern.
A possibilidade de reeleição só aconteceu a partir de 2001, com a recandidatura de Walter Fonsêca e repetida oito anos depois por Milton Marques, que está no final do segundo mandato. Um fato curioso na história política da Uern, nestes 28 anos de eleição direta, é que a oposição nunca venceu uma campanha.
Com o resultado da eleição, os membros do Conselho Universitário (CONSUNI) vão se reunir no dia 5 de abril para homologar os eleitos. Depois disso, no dia 15 de abril, o Consuni vai enviar a lista tríplice para a governadora do Estado Rosalba Ciarlini para nomeação dos novos dirigentes da instituição. A posse do novo reitor e vice-reitor está marcada para o dia 28 de setembro.
A eleição para escolher o novo reitor da Uern movimentou mais eleitores do que em alguns municípios do Estado. Ao todo, mais de 12 mil pessoas puderam exercer o voto, sendo aproximadamente 980 professores, 1.000 técnicos e 11 mil estudantes divididos em cinco campi avançados e nove núcleos de ensino superior.
Este ano concorreram ao pleito três candidatos a reitor e quatro a vice-reitor. Além de Pedro Fernandes, vencedor da disputa, concorreram para o cargo de reitor, o professor Gilton Sampaio, que ficou em segundo lugar; e a professora Ana Dantas que ficou em terceiro. Já para vice estiveram no pleito com o vencedor Aldo Gondim os candidatos Carlos Nascimento, Gláucia Helena e Lúcio Ney.

Alunos e professores participam das votações

O presidente da comissão eleitoral, Armando Lúcio Ribeiro, informou que o processo ocorreu de forma normal, apenas com a substituição de alguns mesários. Segundo Armando Lúcio, todas as 40 urnas funcionaram normalmente.
Cerca de 90% dos professores participaram da votação, já a participação estudantil ficou entre 30% a 40%. As principais reivindicações dos estudantes em relação ao novo reitor são: compromisso com a universidade, melhorias na estrutura e uma solução para o transporte.
Além disso, os alunos querem mais investimentos em projetos de extensão, bolsas para estagiários e implementação de novos cursos. “No meu ponto de vista, o novo reitor da Uern tem que trazer melhorias para o estudante, principalmente em relação ao transporte e à estrutura física da universidade. Esses são os principais desafios do reitor”, comenta a aluna Ana Paula, do curso de Ciências Sociais.
Após exercer seu direito de voto, Arnaldo Viana, professor e diretor da Fanat, espera que o novo reitor tenha compromisso com a Uern. Ele acredita que Pedro Fernandes está preparando e a universidade vai continuar sendo bem administrada.
“Estamos torcendo que a nova gestão seja tão boa ou ainda melhor que a anterior. Confio no meu candidato e acredito que ele vai cumprir com as promessas feitas no período da campanha”, afirma o professor, que votou em Pedro Fernandes.
O atual reitor da instituição, Milton Marques de Medeiros, votou por volta do meio-dia, na secção eleitoral instalada no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC).
“Está tudo ocorrendo normalmente. Vejo um comparecimento muito bom e clima de serenidade, as pessoas expressando seu voto livre e espontaneamente. Há um clima de democracia, todos se comportando de maneira elegante e condizente com a academia. Portanto, acho que é um pleito sadio e que vai trazer os resultados que a comunidade definir. Vamos, com isso, cada vez mais acreditar e pensar positivo para o futuro da instituição”, declarou Milton Marques.

Pedro Fernandes - Nascido em Mossoró (RN), o professor Pedro Fernandes é graduado em Ciência da Computação, mestre e doutor em Engenharia Elétrica (Engenharia da Computação – Desenvolvimento de software). Casado com Yaskara Menescal, é pai de Yasmin (16), Yngrid (13) e Pedro (13). Ingressou na Uern em abril de 1998, tendo participado da elaboração do bacharelado em Ciência da Computação e do mestrado em Ciência da Computação.
Foi chefe do Departamento de Pós-Graduação da Propeg, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, vice-coordenador do Fórum dos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Regional Nordeste); membro do Diretório Nacional do Fórum dos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação; membro da Diretoria Executiva Nacional do Fórum dos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação.

Aldo Gondim - Nascido em Campo Grande (RN), o professor Aldo Gondim é graduado em Educação Física e especialista em “Gestão Universitária” e “Lazer e Recreação”. Casado com Magnólia Pinto, é pai de Ramon (22) e Bruno (16).
Ingressou na Uern em março de 1987, quando participou do processo de reconhecimento do curso de Educação Física. Foi chefe do Departamento de Educação Física por dois mandatos e atualmente está no segundo mandato como diretor da Faculdade de Educação Física da Uern, sendo também o coordenador do Fórum de Diretores da instituição

Nenhum comentário: