domingo, 16 de junho de 2013

Estado sem data para antecipar parte do 13º dos servidores

Data: 15 junho 2013 - Hora: 18:17 - Por: Portal JH
A antecipação do pagamento de parte do décimo terceiro pela Prefeitura de Natal aos seus servidores gerou expectativa em servidores do Estado quanto à data de pagamento por parte do governo Rosalba Ciarlini. Geralmente o governo paga 40% do décimo em junho, mas até hoje, dia 15, ainda não há uma data para a efetivação do repasse. Segundo o secretário de Comunicação do governo do Estado, Edilson Braga, não há data para o pagamento, mas não deverá haver atraso.
No ano passado, a antecipação ocorreu no dia 22 de junho. A ansiedade de parte dos servidores estaduais é natural, diante da antecipação feita pela Prefeitura Municipal. “O que posso dizer é que o Estado não determinou uma data para pagar. E que não há nenhum rebuliço dentro do governo por causa do pagamento desse décimo”, declarou o auxiliar.
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Indireta (SINAI-RN), Santino Arruda, não há informações dando conta de descumprimento. “Não tem, do nosso conhecimento, alteração em relação ao calendário. O Governo vai pagar no final de mês de junho 40% do décimo terceiro. Pelo que a gente tenha conhecimento, está mantido o pagamento. Não tem notícia de que vá alterar e mudar a data de pagamento”, disse Santino.
Segundo o presidente do SINAI-RN, o governo vem cumprindo todos os anos o pagamento do calendário e este ano não deverá ser diferente. Em nota divulgada no final da manhã desta quinta-feira (13), a Prefeitura de Natal, confirmou o pagamento da primeira parcela do do 13º salário aos servidores municipais nesta sexta-feira (14). De acordo com a assessoria de comunicação do Executivo, o benefício vai atingir mais de 21 mil funcionários, incluindo aposentados e pensionistas. Ainda segundo nota oficial, o impacto na folha de pagamento do mês de junho será de cerca de 18 milhões.
“Apesar das dificuldades enfrentadas pela Prefeitura, o prefeito Carlos Eduardo (PDT) considera que o pagamento de 40% referente ao adiantamento do 13º salário, é uma prioridade, desde a sua administração anterior”, disse o informe. Para o prefeito, a adiantamento ao funcionalismo traz um triplo benefício, primeiro aos servidores que têm a oportunidade de receber parte do 13º salário já no mês de junho; ao comércio, que recebe uma injeção de recursos; e à Prefeitura, que pode programar os seus gastos e diminuir o peso de duas folhas de pagamento ao final do ano. “Vamos continuar nos planejando para atender esse compromisso”, garantiu o gestor.
Fonte: Jornal  de Hoje 

Nenhum comentário: