quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013


Sistema de esgotos de Apodi será ampliado
As obras de saneamento são consideradas de grande interesse público, haja vista que estão diretamente ligadas à saúde da população. Uma ampliação que vai ser realizada no poço de sucção, da Estação Elevatória 2, da Bacia II, do  Sistema de Esgotos Sanitários de Apodi, vai proporcionar  a implantação de mais 1.500 ligações de esgotos, do tipo condominial, naquela cidade. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) vai investir, com recursos próprios, R$ 846 mil e marcou licitação para o dia 6 de março.
O sistema condominial recolhe os esgotos por quadra, reunindo várias casas em uma só ligação para a rede coletora, de onde os dejetos são destinados à estação de tratamento. A modalidade reduz a tarifa do serviço em 50%, se comparada com o sistema convencional.
A empresa vencedora do processo licitatório na modalidade tomada de preços, terá 180 dias para a conclusão do serviço de engenharia, com fornecimento de material e equipamentos, a partir do recebimento da ordem inicial de serviço a ser expedita pela Caern.
A Bacia 2, do  sistema de esgotos  sanitários de Apodi,  engloba uma área de 85 hectares e atende a uma população de 9.500 pessoas, número previsto para ser alcançado somente em 2018, conforme o projeto original. Daí a necessidade da ampliação, visando acompanhar o acentuado crescimento demográfico daquela área da cidade.
A nova estação elevatória vai utilizar bombas submersíveis e o poço de sucção será construído em concreto armado, com resistência à compressão e compatível com a necessidade ambiental da área.
Do Gazeta do Oeste 

Nenhum comentário: