terça-feira, 26 de fevereiro de 2013


Emoção no encontro de pedagogos com ex-alunos de Paulo Freire


Participantes da Pedagogia Freireana com mais de 70 anos, em Angicos
Há 50 anos agricultores de Angicos participaram de experiência pioneira com o educador Paulo Freire. Denominada “40 horas de Angicos”, a experiência trouxe a proposta de alfabetizar jovens e adultos. Sábado (23) os participantes da Pedagogia Freireana, hoje com uma média de idade acima de 70 anos, se encontraram com pesquisadores brasileiros e estrangeiros participantes do I Seminário Internacional Diálogos com Paulo Freire, realizado na quinta e sexta-feira em Natal. A ideia foi promover uma roda de conversa entre os ex-alunos e os pesquisadores.
O encontro, marcado pela emoção, proporcionou aos pesquisadores conhecer a cidade e os principais atores da primeira experiência Freireana. “É um imenso prazer poder receber essa importante comitiva, proporcionando, dessa forma, esse encontro que é de grande importância para quem se interessa pela obra do educador Paulo Freire”, ressaltou a professora da UFERSA Angicos e coordenadora do Grupo de Estudos Paulo Freire: Gnoseologia, Realidade e Educação, Dra. Rita Diana Gurgel.
Na ocasião, os professores e pesquisadores da área de educação popular Alba Pereyra Lanzillotto, da Argentina; Cármem das Dores de Jesus Cavaco, de Portugal e, Mariano Alberto Isla Guerra, de Cuba, além dos pesquisadores brasileiros do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Natal (UFRN), participaram de uma roda de conversa com os ex-alunos das “40 horas de Angicos”.
Durante o encontro, os pesquisadores quiseram saber sobre a experiência com o educador há 50 anos. Puxando pela memória, os ex-alunos relataram como aconteciam as aulas, o ambiente e a importância do projeto que possibilitou a alfabetização dos agricultores. O projeto representou a única oportunidade de aprendizagem escolar dos idosos. Para a maioria dos ex-alunos, ter aprendido a assinar o nome foi a maior conquista.
Segundo os idosos, as dificuldades vivenciadas naquela época, 1963, eram obstáculo para o aprendizado. “Trabalhava o dia todo no sol e a noite ia assistir as aulas, numa sala iluminada por um lampião”, revelou um dos ex-alunos. Outra lembrou que o educador, além de ensinar a ler e escrever, mostrava o sentido dela. “Tijolo é feito de barro, de onde vem o barro, pra que serve a casa, temos casa para morar?”. Essas eram algumas perguntas em sala de aula, revelou, ficando constatada a formação da consciência crítica proporcionada pela pedagogia Freireana.
Além de propor a alfabetação dos agricultores, o projeto também proporcionava ensinamentos sobre política. “Na aula a gente ficou sabendo que faz o vereador, o prefeito, o deputado e o presidente”, afirmou Maria Pureza da Silva, que aprendeu a escrever o nome e revelou a importância do voto. “Ainda hoje faço questão de votar”, reforçou.

PERSONALIDADES – O encontro com os ex-alunos de Paulo Freire também foi acompanho pela Deputada Federal Fátima Bezerra e pelo Deputado Estadual Fernando Mineiro, ambos professores e filiado ao Partido dos Trabalhadores. “As experiências e as ideias de Paulo Freire não podem se perder no tempo. São fundamentos para a luta em defesa da educação e da democracia”, ressaltou.
Para a deputada Fátima Bezerra no ano em que comemoramos meio século das “40 horas de Angicos”, a educação do país tem em jogo importantes decisões na área da educação, citando, por exemplo, a aprovação do Plano Nacional da Educação, o debate sobre os royalties e a consolidação dos Institutos Federais de Educação e das novas universidades, inclusive, a UFERSA. A deputada revelou a satisfação de estar em Angicos. “O sonho da UFERSA é exemplo da luta em defesa da educação, uma luta que continua para fortalecer a expansão do ensino superior e da formação profissional”.
Ainda segundo a deputada, o Rio Grande do Norte foi o Estado, proporcionalmente, mais beneficiado com a expansão, pulando de dois para 16 Institutos Federais. “Lages e Parelhas deverão ser inaugurados ainda nesse ano”, revelou. Outra novidade anunciada pela deputada foi à indicação da presença da presidenta Dilma Russef, no próximo dia 2 de abril em Angicos. Nessa data, se comemora os 50 anos das “40 horas de Angicos” e, nesse dia, a ideia é lançar a pedra fundamental do Memorial Paulo Freire, a ser construído nas dependências da UFERSA Angicos.
Para o deputado estadual Fernando Mineiro, a ideia do Memorial é uma forma de discutir meio século de história, com a construção de um centro de educação. “Devemos lançar o nosso compromisso de analfabetismo zero como meta para os próximos 10 anos”. “A maior homenagem nos 60 anos das 40 horas de Angicos seria alcançar essa meta”, reforçou.

SIMPÓSIO
Aproveitando a presença de tantos adeptos da Pedagogia Freireana nas dependências da UFERSA Angicos, o Grupo de Estudo Paulo Freire, promoveu após a roda de conversa, o Simpósio Internacional Múltiplas Visões de Paulo Freire na Contemporaneidade, com a participação dos professores estrangeiros, onde colocaram as experiências de educação popular em seus países, tendo como eixo norteador a obra do pedagogo brasileiro. “Reconstruir a memória é um pouco alfabetizar. Nesse momento, Paulo Freire não se faz presente apenas na teoria, representa possibilidade de conhecimento e transformação, para a promoção e a difusão do pensamento de Paulo Freire”, afirmou a professora Argentina, Alba Pereyra.
Após a explanação da professora argentina, também explanaram suas experiências a professora portuguesa, Cármem Cavaco, que ressaltou a importância da educação com ações coletivas e afirmativas. “A crítica em si só não tem valor, devemos partir para a ação numa mobilização coletiva”, frisou. Já o professor cubano, Mariano Guerra, lamentou o alto índice de pessoas analfabetas nos países latinos. Segundo o professor, Cuba foi o primeiro país a se livrar no analfabetismo, em 1963. “Paulo Freire não se faz presente só na teoria. A sua obra representa possibilidade de crescimento e transformação”, afirmou.
O Simpósio contou também com a participação de professores da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação e da Confederação Nacional de Educação, do IFRN e da Prefeitura e da Câmara Municipal de Angicos.
Fonte: Ascom/Ufersa

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