sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

 

Cinco grandes empresas deixam o RN para trás


Cinco  empresas de grande oferta de emprego e alcance internacional esvaziam mais ainda a economia do Rio Grande do Norte. A sangria é crescente nos últimos meses. São menos emprego e impostos.
A Coteminas, uma das maiores empresas têxteis do mundo e a Alpargatas, a gigante em calçados e líder na America Latina, foram para a Paraíba. Cada uma chegou a empregar cerca de mil pessoas em suas unidades industriais no estado.
A Bionergy, uma das maiores geradoras de energia eólica do Brasil transfere parte de sua estrutura para o Maranhão, mas o projeto é desaparecer com tudo e de vez..
Guararapes, maior empresa de confecção de vestuário da América Latina está de mudança para nova fábrica no Ceará, reduzindo os empregos daqui. Um de seus principais acionistas – ex-deputado federal Flávio Rocha – chegou a declarar ano passado que o RN era um ambiente “hostil ao empresariado”.
A Agrícola Famosa confirmou a transferência de 30% de sua produção no Rio Grande do Norte para o Ceará devido a baixa oferta de água para irrigação. É a maior exportadora de frutas frescas do país e maior produtora de melão do mundo. Entretanto, tende a sumir completamente na direção das terras cearenses.
Esse quadro foi relatado em matéria bastante ampla e profunda pelo jornal Tribuna do Norte.
Se está ruim, significa que pode ficar ainda pior.

Nem um interino para quebrar o galho


O setor agropecuário realmente não é prioridade no Governo Rosalba Ciarlini (DEM).
Além de conviver com uma seca inclemente, o homem do campo nem deve perceber que desde novembro do ano passado que a Secretaria da Agricultura do Estado está sem titular, com a volta do deputado federal Betinho Rosado (DEM) para Brasília.
O agravante, é que seu substituto, o interino José Simplício de Holanda – está em férias.
É informação que o Blog recebe de um de seus webleitores atentos.
Como combater os efeitos da estiagem parece não ser prioridade, para que secretário, heim!?
Blog de C. Santos

Nenhum comentário: