segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Universidades do RN estão entre as melhores do país

Listagem foi elaborada pelo jornal Folha de São Paulo e criada a partir de quatro requisitos.


As universidades do estado estão na listagem, elaborada pelo jornal Folha de São Paulo, das melhores instituições de Ensino Superior do Brasil. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está em 21º lugar, Universidade Federal do Semi-Árido (Ufersa) em 75º colocado, Universidade Potiguar (UnP) em 152º e a Universidade Estadual do RN (Uern) ficou na 126ª posição.

Foram avaliados os seguintes requisitos: pesquisa (a partir dos artigos científicos publicados), qualidade de ensino, avaliação do mercado e indicador de inovação (através do pedido de patentes).

O curso de Administração, Biologia, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Engenharias, Matemática, Letras, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social da UFRN e Engenharias da UnP estão inclusas na lista dos melhores cursos de graduação do Brasil.

Na parte de áreas de conhecimento, a UFRN se destacou na parte de Ciências Humanas e Exatas. As quatro universidades do Rio Grande do Norte também mostraram bons índices no indicador de inovação e na área de pesquisa.

A UFRN ficou em 24º lugar no ranking de inovação, a Uern em 42º e a UnP em 43º e empatado com a Ufersa. No requisito pesquisa, a federal do estado ficou na posição número 29 e a do Semi-Árido em 63º. Já a Uern ficou em 117º e Unp em 177º.

O Ranking Universitário Folha (RUF) é uma listagem inédita e foi criada a partir de uma metodologia própria, inspirada nas avaliações internacionais. Ela mescla indicadores de pesquisa e inovação e a opinião do mercado de trabalho e de pesquisadores renomados.

A listagem incluiu 191 universidades, distribuídas em 188 posições, pois houve empates. Mais detalhes da listagem podem ser conferidos no site http://ruf.folha.uol.com.br.

Nenhum comentário: