segunda-feira, 21 de maio de 2012

CARTA PROGRAMA


CHAPA 2
 Transparência, Compromisso e Verdade!
Por um SINTE Autônomo e Democrático. Coragem para Mudar!

1.               Lutar pela reposição das perdas salariais, pelo piso salarial do DIEESE.  

2.    Lutar para garantir aos/as trabalhadores/as em educação o direito aos cursos de formação continuada: Pró-funcionário, graduação, complementação pedagógica, especialização, mestrado e doutorado, subsidiados pelos governos.

3.    Lutar pela implementação de 1/3 extra regência, para os professores da rede estadual e municipais de ensino. Estender na rede municipal do Natal o direito ao 1/6 de férias a todos os educadores.

4.    Articular as lutas dos trabalhadores em educação das  redes municipais, em parceria com a rede estadual.

5.    Manter a luta pela constitucionalidade e implantação integral da Lei 11.738/08, mobilizando a categoria pela regulamentação do Piso salarial Nacional para todos os profissionais da educação, previsto no artigo 206, VII da CF/1988, garantindo a paridade entre ativos e aposentados.

6.    Climatizar a Casa dos Trabalhadores em Educação.

7.    Aperfeiçoar e Melhorar o atendimento aos sócios na Casa do Trabalhador em Educação.

8.    Implementar um banco de dados na Casa do Trabalhador em Educação, agilizando a hospedagem dos sócios.

9.    Implementar a realização de encontro regional e estadual dos servidores administrativos e dos trabalhadores em educação aposentado.

10. Implementar uma politica de visita e acompanhamento periódico da direção estadual junto as regionais e núcleos municipais do SINTE.

11. Lutar pela implementação do FOGERN (Fórum Estadual de Gestores das Escolas Estaduais). Visando a qualidade da “Gestão Escolar”.

12. Lutar pelos 10% do PIB para a educação.

13. Lutar pela implementação do Plano de Carreira dos Servidores da Administração Direta do Estado, Lei Complementar 432/10 e pela implementação do PCCR dos Educadores Infantis.

14. Lutar pela reformulação total da Lei do Plano de Cargos e Carreira e Remuneração do Magistério Estadual (LC 322/206).

15. Lutar pela criação de um programa de compra/aquisição de casa própria com convênios BB, CEF, Governo Estadual e Municipais.

16. Implementar política  e administrativamente as regionais de Parnamirim e Central do Cabugi,

17. Lutar por condições adequadas de trabalho, que oportunize á todas as escolas equipamentos que possam dispor de biblioteca, salas multimídia, laboratórios, áreas de lazer com quadras de esporte cobertas.

18. Lutar pela consolidação da gestão democrática na escola e nos sistemas de ensino, sobretudo pelo fortalecimento do Conselho Escolar.

19. Fortalecer a luta pela regulamentação da Convenção 151 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que estabelece acordo coletivo no setor público.

20. Lutar pelo cumprimento da LDB quanto ao limite do número de alunos em sala de aula, na perspectiva de, no máximo, 25 alunos por sala (anos iniciais) e no máximo, 30 alunos por sala (anos finais).

21. Lutar pelo cumprimento da Resolução do CNE que obriga o ensino de Sociologia e Filosofia em todas as séries no ensino médio.

22. Implantar Sistema de Banco de Dados Eletrônico que agilize e melhore o atendimento sobre questões funcionais e judiciais dos trabalhadores em educação.

23. Firmar convênios com prestadores de serviços concedendo descontos à categoria.

24. Organizar ciclos de formação sindical específicos para os jovens, bem como campanhas de sindicalização a eles dirigidas, preparando pesquisas e organizando bancos de dados para subsidiar um trabalho sindical com qualidade junto a este segmento da categoria.

25. Criação de um Selo Editoria, possibilitando a publicação e a divulgação dos trabalhos produzidos pela classe educadora no estado.

26. Implementar a politica de valorização da cultura popular do RN, realizando intercâmbios culturais e  turismo pedagógico, oferecendo aos professores e alunos, visitas a museus de demais polos culturais do estado.

27. Implementar o orçamento participativo.

28. Implementar uma ouvidoria no sindicato.

29. Lutar pela implementação de uma politica de saúde do trabalhador.

30. Implementar a carteira do filiado.

31. Implementar o plantão da direção do SINTE.

32. Ativação da área de lazer do SINTE.

33. Buscar parcerias com a UFRN, SESC, SENAI, Universidades e Centros de Formação.

34. Implementar uma maior integração com núcleos regional e estadual, agilizando o processo de repasse financeiro de acordo com o estatuto do SINTE.

35. Implementar uma sala ambiente no SINTE para os profissionais da educação, oferecendo material e equipamentos para melhorar a qualidade dos trabalhos.

36. Implantar “Intercambio Educativo” com a participação de “Gestores e Professores”, proporcionando a troca de experiências em “Escolas Estaduais, Nacionais e Internacionais”; objetivando a qualidade do ensino e aprendizagem nas escolas do nosso estado.

37. Lutar pela criação de uma escola de formação político sindical, sociabilizando toda à comunidade escolar  com a luta dos trabalhadores em educação.

38. Lutar pela qualidade da educação básica em todas as suas etapas e modalidades.

39. Lutar contra a privatização da educação pública.

40. Lutar pela realização de concurso público para professores e funcionários em todos os sistemas de ensino.

41. Implementar o conselho de representantes previsto no estatuto do SINTE.

42. Implementação de um grupo de trabalho (GT), para acompanhamento da implementação do piso salarial em nosso estado.

43.            Implantar um “Edital - Arte e Cultura nas Escolas”, proporcionando aos educadores e estudantes a realização de trabalhos cientifica, destacando a pesquisa educativa com temas culturais do nosso estado; promovendo Concurso de redação, publicação de trabalhos e apresentação de teatro e recital nas escolas e centros educativos; proporcionando a leitura como base na melhoria do conhecimento educativo. Estimulando a comunidade escolar de forma participativa no contexto sociocultural de cada localidade.

44.            Implantar o conselho educativo em cada polo do estado, oferecendo a comunidade local- escolar um trabalho coletivo “destacando o aluno, escola e família” de modo participativo.

45.            Conforme previsto no estatuto do SINTE, implementar a divisão politico geográfica da capital do estado, entre os setores: Sindical Zona Norte, Sindical Zona Sul, Sindical Zona Oeste e Sindical Zona Leste e Centro, promovendo uma integralização  das atividades  de forma coletiva na classe educativa.