domingo, 24 de novembro de 2013

Insegurança amedronta frequentadores do balneário da Barragem de Santa Cruz


Complexo turístico está sendo depredado
Pequenos comerciantes estabelecidos em frente ao paredão da Barragem de Santa Cruz se veem amedrontados com a falta de segurança em que se encontra aquele ponto turístico distante 15 quilômetros do centro da cidade de Apodi. O ambiente, por mais agradável que possa se constituir, está à mercê de pessoas que vão de encontro a lei. Inexiste, por sua vez, um aparato policial que possa garantir tranquilidade a turistas que procurem o local a fim de se divertir ou com outras finalidades.
Em conversa com a equipe de reportagem da GAZETA DO OESTE, alguns comerciantes chegaram a reclamar do estado de abandono do local. Eles cobram dos poderes públicos uma maior atenção no sentido de dotar aquele ponto turístico em algo melhor aproveitável. “Aqui, quando dá quatro horas da tarde temos que fechar as portas e ir embora. Alguns clientes querem demorar um pouco mais, mas não aceitamos. Isso aqui se transforma em um lugar sem nenhuma segurança”, garante o proprietário de um dos estabelecimentos comerciais do local.
Na área onde as várias barracas estão instaladas não existe nenhum tipo de iluminação pública, já que é proibido pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), mas alguns comerciantes, cotados entre si, adquiriram um gerador objetivando estender mais a presença de turistas no referido local. Isso não é mais dado como possível em virtude de não existir segurança. A equipe de reportagem da GAZETA DO OESTE esteve no local e durante cerca de quatro horas não conseguiu registrar a presença de uma viatura policial sequer. A área de lazer é visitada por pessoas não só residentes no município de Apodi, mas de todas as regiões do Estado do Rio Grande de Norte.                                       
Esticar o atendimento a clientela do Balneário de Santa Cruz, como também é conhecido aquele local, pelo menos até as 20 horas, apenas nos finais de semana, é um desejo coletivo, mas que fica emperrado quando se faz necessária a presença do poder público com o investimento na defesa social. No município de Apodi, se encontra instalada uma Companhia de Polícia Militar (CPM), mas o efetivo humano é pequeno para garantir a segurança. São cerca de oito municípios subordinados à mencionada corporação.        
Prova contundente do quanto o balneário da Barragem de Santa Cruz, a segunda maior do Estado do Rio Grande do Norte, se encontra abandonado, é o Complexo Turístico que estava sendo construído e há cerca de três anos as obras estão paradas. O imóvel se acha transformado em um enorme ‘elefante branco’ e aos poucos sendo depredado pela ação de vândalos. “Isso aí foi feito sem consultar a nós os mais interessados e hoje vive entregue a viciados em droga ou casais de namorados que transformam os boxes em uma espécie de quarto de motel”, reclamou um morador da região.
Há cerca de uma semana, a polícia conseguiu identificar, através de um vídeo, um dos suspeitos de destruir o patrimônio público. Um jovem aparece jogando pedras nas lâmpadas até conseguir quebrá-las. Em outro trecho, um rapaz retira um vazo sanitário e o arremessa no chão. Os responsáveis pela depredação parecem se divertir com a destruição do local.
Gazeta de Oeste

Nenhum comentário: