sábado, 3 de novembro de 2012

Educação


 1º dia de Enem tem boato de cancelamento, e MEC aciona a PF

O primeiro dia de prova do Enem 2012 começou com boato de cancelamento do exame, que se espalhou pelo Twitter. Segundo a assessoria do Inep (órgão ligado ao Ministério da Educação e responsável pelo Enem), a origem do boato já foi identificada e a Polícia Federal informada.

Aplicativo vai ajudar a calcular nota da prova do Enem. O Enem 2012 terá custo de R$ 46 por candidato, diz Mercadante. Enem dá acesso a 91% das vagas em universidades federais
Mercadante não exclui imprevistos no exame do Enem.

Os boatos teriam começado às 9h08 com a hashtag "ENEM2012cancelado". O tema virou o segundo mais comentado entre usuários do Brasil. O Enem aparece como o 10 tema mais comentado mundialmente.

"Polícia Federal monitora a rede social e identificou origem de hashtag com o objetivo de tumultuar a prova. O Enem está confirmado!", informou a conta do MEC na rede social.

O usuário apontado como criador do boato no Twitter se identifica como "Um cara q nao tem o que fazer e fica o dia inteiro na internet...". Ele, porém, negou, também na rede social. "Fui almoçar q quando volto sou foragido da pol. federal" (sic), postou ele.

O Inep afirmou que a prova está confirmado para às 13h de hoje (horário de Brasília). Os portões abriram às 12h e fecharão uma hora depois. Os estudantes em Estados com fuso horário diferente ou fora do horário de verão devem ficar atentos para não perderem a prova.

Ao todo, 5,8 milhões pessoas se inscreveram no Enem neste ano. No primeiro dia, eles vão responder a questões de ciências humanas e ciências da natureza. Amanhã (4), serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e matemática, além da redação, que representa 50% da nota total.

A previsão é de que os gabaritos do exame sejam divulgados na próxima quarta-feira (7). Os resultados gerais da prova devem sair no dia 28 de dezembro.  

Inep desclassifica 37 candidatos por publicar imagens de locais de provas do Enem
Além do boato sobre o cancelamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a equipe de monitoramento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) identificou casos de vazamento de imagens em locais de prova em estados como São Paulo, Mato Grosso, o Espírito Santo e o Paraná. Por causa disso, foram retirados das salas de prova e eliminados 37 candidatos.

De acordo com o Inep, o uso de celular é proibido nos locais de prova. Quem estiver com o aparelho, deve colocá-lo em um envelope lacrado, embaixo da carteira.

Apesar dos registros, o Inep avalia que a primeira prova do Enem 2012 transcorreu dentro da normalidade. "Toda a operação de logística ocorreu conforme o planejamento", diz comunicado divulgado no final da tarde de hoje (3).

Uma equipe de 15 funcionários, cada um com seu monitor, acompanhou as postagens nas redes sociais durante a aplicação do Enem hoje e dará continuidade ao trabalho amanhã (4). Segundo a assessoria do Inep, a Polícia Federal mantém uma equipe de plantão que trabalha junto com o instituto.

O foco são as mensagens publicadas no Twitter e no Facebook, que possam comprometer o exame. Pela manhã, uma postagem com informação falsa sobre o cancelamento do Enem chegou a ser publicada. A PF e o Ministério da Educação identificaram o autor.

A logística do exame também é monitorada. Por meio de videoconferência, o Inep mantém contato com os Correios, responsável pela distribuição das provas, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) e a Cesgranrio - entidades que fazem parte do consórcio aplicador da avaliação.

Em todo o país, mais de 5,7 milhões de estudantes se inscreveram para o Enem. O exame é aplicado em 15.076 locais de prova distribuídos em 1.615 municípios em todas as regiões do país.
Fonte Folha de São Paulo

Nenhum comentário: