quinta-feira, 8 de março de 2012



Dia internacional da Mulher


No meio de tantas mensagens evangélicas resolvemos fazer um artigo sobre o dia internacional da mulher.
As mulheres são muito especiais para Deus e para nós homens também, claro! As mulheres são mais carinhosas, mais amorosas, compreensivas e como Deus diz na bíblia são a ajudadora que todo homem precisa ter ao seu lado, Deus sabe o que faz e quando fez a mulher acertou direitinho em todos os detalhes.
As mulheres foram muito importantes no ministério de Jesus. Sempre as encontramos servindo-o, prestando-lhe socorro e ajuda em todos os momentos de sua vida terrena. Elas tornaram a vida de Jesus mais agradável, em face à tanta oposição e contrariedade muito comuns em seu trabalho.
Foram elas as últimas a deixar a cena da cruz, Mc 15:40, “Estavam também ali algumas mulheres, observando de longe; entre elas, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, o menor, e de José, e Salomé”.
Foram elas as primeiras a tomarem conhecimento de sua ressurreição, quando foram visitar o túmulo de Jesus, Mt 28.1-6, “1 No findar do sábado, ao entrar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. 2 E eis que houve um grande terremoto; porque um anjo do Senhor desceu do céu, chegou-se, removeu a pedra e assentou-se sobre ela. 3 O seu aspecto era como um relâmpago, e a sua veste, alva como a neve. 4 E os guardas tremeram espavoridos e ficaram como se estivessem mortos. 5 Mas o anjo, dirigindo-se às mulheres, disse: Não temais; porque sei que buscais Jesus, que foi crucificado. 6 Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Vinde ver onde ele jazia”.
Desde os tempos de Jesus que a mulher vem ocupando espaço primordial na sociedade. Superou preconceitos, venceu obstáculos, conquistou novos papéis e agora, mais do que nunca, assume responsabilidades na igreja de Jesus.
Tão reconhecido é o seu valor entre os homens que ganhou um dia só delas. Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de Março de todos os anos. É um dia comemorativo para a celebração dos feitos econômicos, políticos e sociais alcançados pela mulher.
A ideia da existência de um dia internacional da mulher foi inicialmente proposta na viragem do século XX, durante o rápido processo de industrialização e expansão económica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 8 de Março de 1857 em Nova Iorque, em que protestavam sobre as más condições de trabalho e reduzidos salários.
Dentre outros eventos históricos relevantes, lembra-se do incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist (Nova Iorque, 1911) em que 140 mulheres perderam a vida. As mulheres envolvidas nestes movimentos foram as mesmas que fundaram, dois anos depois, os sindicatos.

Nenhum comentário: