segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

CARNAVAL DE APODI




Prefeitura do Apodi promovera carnaval de folia, saúde e segurança


APODI – A poucos dias do carnaval. A Prefeitura do Apodi a grande responsável pela execução da festa as ações para garantir a segurança e a saúde dos mais de 50 mil foliões que todas as noites vão pular no Corredor da Folia estão sendo intensificadas pela Comissão Organizadora do Carnaval de Apodi que conta com o apoio de todas as secretarias da esfera administrativa apodiense como também dos comandos da Policia Militar e Civil no município.

Cerca de 200 homens da Polícia Militar, Policia Civil, Corpo de Bombeiro, Guarda Municipal e seguranças de empresas especializadas em segurança privada vão atuar durante todo o período carnavalesco. Além do policiamento ostensivo que atendera a situações de emergência, também será montando um setor de inteligência para coibir o trafico d drogas e vários outros crimes no principal carnaval do Médio e Alto Oeste potiguar. O Corpo de Bombeiros estará disponibilizando 5 homens por noite, com a viatura, das 19h às 5h da manhã e, 3 homens da Guarda Vida, das 10h as 17h, na Barragem de Santa Cruz.

Em reunião no Palácio Francisco Pinto – sede do Executivo apodiense, a Comissão Organizadora do Carnaval de Apodi apresentou ao comando do Corpo de Bombeiro de Mossoró que esteve representado pelo tenente Queiroz, onde foi apresentada a documentação do Trio, Palco e Camarote para que os profissionais do Corpo de Bombeiro realizassem a perecia no próximo dia 12 em toda estrutura que será montada no corredor da folia. Já ficou acertado que na quarta à noite, dia 10, a BR 405 será interditada para montagem do palco e, na sexta pela manhã, dia 12, o Corpo de Bombeiros irá fazer a vistoria. A Prefeitura do Apodi contratou um técnico de segurança que vem acompanhando toda a montagem.

Além da preocupação na segurança dos foliões a Prefeitura do Apodi através de suas Secretarias de Turismo, Urbanismo, Obras, vai manter 35 homens trabalhando na ornamentação, estrutura e na limpeza pública nos dias de carnaval mais 6 homens trabalhando na iluminação, fazendo o percurso eu será da Praça Robson Lopes até o Muralhas (Corredor da Folia), sentido Pau dos Ferros/ Mossoró (Rua Ver. Domingo de Freitas e Adalgisa Ferreira Pinto), sentido Mossoró/Pau dos Ferros (Rua João Batista Guerra, Av. Vinght Rosado, Rua Tiradentes, Rua Prof. Antonio Dantas e Gov. Dix-Sept Rosado).

Durante todo o canrval o Conselho Tutelar vai atuar juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente(COMDCA), fazendo blitz e campanha informativa.

A estrutura do carnaval de Apodi é formada por 33 camarotes, Praça de Alimentação, banheiros químicos, palco, trio e arrastões com as bandas e trio elétrico pelas principais ruas da cidade durante os cinco dias e noites de festa. São elas: Garota Safada Elétrico, Inala, Bakulejo, Remelexo Elétrico, Arretado, Municipal Santos, Metal Elétrico, Bonde de Maluco, Maluketo, Zuada Boa.

A festa promete vez ser um dos maiores do interior do Rio Grande do Norte. Uma vez que a festa de momo apodiense a cada ano tem crescido e atraído foliões de outras cidades e regiões, como do Vale do Jaguaribe, no Ceará, e Alto Sertão, na Paraíba. É considerado um dos mais animados e importantes carnavais do Médio e Alto Oeste.

A expectativa entre os organizadores do Carnaval de Apodi é que durante o período carnavalesco, a cidade receba uma média de 25 mil pessoas todas as noites, durante os cinco dias de festa, o que vai garantir ao município uma população flutuante de foliões em torno de 100 mil pessoas.

O carnaval de Apodi também é sinônimo de faturamento para vários segmentos comerciais da cidade. Postos de combustíveis, sorveterias, bares e restaurantes, lanchonetes, lojas de roupas, hotéis, pousadas e vários outros setores aquecem suas vendas nesse período. Na cidade, várias pessoas estão disponibilizando casas para alugar.

Além de comerciantes, ganha o povo, com geração de oportunidades e renda, com a criação de centenas de empregos temporários, que começam com a contratação de seguranças particulares, barraqueiros, vendedores ambulantes, churrasqueiros. Na cidade várias pessoas estão disponibilizando casas para alugar, que podem ser encontradas pelo fone (84) 9919 – 0383.

Ascom PMA

Nenhum comentário: