terça-feira, 23 de junho de 2009





TRADIÇÕES CULTURAIS

Apodi trabalha para resgata festival de quadrilhas juninas

APODI - Os festejos juninos de Apodi ganharam reforço em sua programação com a realização do Festival Regional de Quadrilhas Juninas, organizado pela Prefeitura do Apodi via Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, sob o comando de Maria Auxiliadora da Silva Maia “Dodora”, foi considerada um sucesso e promete ser fortalecer ainda mais em suas próximas edições.

O sucesso do evento é creditado ao trabalho de planejamento estratégico feito pela equipe da Secretaria de Turismo. “Abraçamos o turismo e entre tantas coisas tentaremos viabilizar o que for possível. Estou feliz em ser vista institucionalmente como agente cultural, porque e de fato o povo sempre já me viu assim, só que agora como se pudesse fazer “milagres”, comentou Dodora que vem fazendo um excelente trabalho a frente pelo fortalecimento do turismo local.

Desde abril que a Secretaria de Turismo tinha elaborado um projeto de resgate dos festivais de quadrilha do município. Segundo Dodora, esse festival de quadrilhas que foi realizado em Apodi não se propõe a competitividade com outros eventos já existentes nas cidades vizinhas, mas ser mais uma alternativa para o nosso povo, e das cidades circunvizinhos, e o resultado foi visto, com praças lotadas todas as noites, embora não tenhamos tido tempo sequer de montar uma divulgação a altura, o que faremos nos próximos eventos.

Apesar de dispor de uma equipe reduzida comparando com as demais secretarias da esfera administrativa municipal, a Secretaria de Turismo de Apodi tem uma equipe muito pequena, mas valorosa como Jose Francisco, Anabia Freitas, Ceiça Pitanga e Ducivan.

Para o projeto de revitalização do festival de quadrilhas a equipe da Secretaria de Turismo fez uma convocação à população através das emissoras de radio da cidade, para que os bairros e comunidades rurais interessados fossem a secretaria para discutir o assunto. No total foram realizadas mais de 20 reuniões com escolas, bairros, sítios.

“A nossa proposta era resgatar os elementos culturais, com agregação de pessoas trabalhando o seu próprio bairro/sitio. Incentivamos as quadrilhas de bairros e rurais, oferecendo a banda e a iluminação do local e festivamente tivemos quadrilhas tradicionais (as antigas quadrilhas matutas) nos bairros Malvinas, Lagoa Seca, Betel, Bacurau I, IPE, Rua Benjamin Constant, cruzamento com a Pe. Benedito Alves, além de Soledade. Muitas pessoas nos procuraram depois mas cadastramos para o próximo evento”, disse Dodora Maia que destacou o apoio da prefeita Goreti Pinto para a realização do grande evento cultural que a muito tempo a população apodiense não via acontecer na cidade.

A Secretaria de Turismo de Apodi tornou-se uma OFICINA de trabalho com os artesãos trabalhando a confecção da ornamentação. Praticamente tudo foi feito pelos artesãos de Apodi, inclusive os troféus de participação e de ganhadores das quadrilhas estilizadas; Um ponto positivo foi a aceitação das quadrilhas estilizadas que teve 10 dez municípios (Itaú, Rodolfo Fernandes, Pau dos Ferros, Pereiro(Ce), Lages, São rafael, Itajá, Mossoró, Areia Branca e Jardim do Seridó.

Os vencedores foram. 1ª lugar Pau dos Ferros (Arraia Tradição Junina) . 2º lugar Jardim do Seridó (Grupo Cultural Quadrilha Junina Arraia Filhos da Terra) 3ª lugar São Rafael (Arraia Chega Mais Ka), 4º lugar Rodolfo Fernqandes (Arraiá Alegria do Sertão).

A organização das quadrilhas estilizadas ficou com Anabia Cristina e pessoas voluntárias e a ornamentação ficou na coordenação de Zé Frâncico Neto, com equipe de voluntários.

Já na programação social dos festejos do Padroeiro da cidade São Joao Batista foram realizados tres shows religiosos para atender também ao publico da media e terceira idade, como também juventude cristá foram com Zé Vicente e Banda, na 1ª noite, na 2ª e 3ª noite foram EJOC de Mossoró e Mensageiros de Deus de Pau dos Ferros.

A Banda Gilvan Costa e Banda Remelexo fez o show do domingo, com muito forró e animação. Na grande de programação uma noite foi dedicada a apresentação dos programas sociais do municípios e participaram o CAPS, os jovens da 3ª Idade e os projetos do FIA/FALS/PETROBRAS, com alunos do Fia de Apodi e Felipe Guerra, formando o grupo dançante Menino Abelhando na Chapada, que com pernas de pau e coreografias fizeram um show.

A grande preocupação da Secretaria de Turismo foi de resgate as tradições culturais, o reconhecimento dos valores de Apodi e sobretudo a presença de todos os públicos.

A surpresa das festividades a montagem da Arena Show com arquibancadas, que lotou em todas as noites e foi muito bem aceita pela população.

Ao mesmo tempo que se realizava os festejos juninos, a secretaria de Turismo, Dodora Maia, também recepcionou os 18 municipios do Pólo Costa Branca, que no auditório da Camara Dirigentes Logistas de Apodi (CDL/Apodi), discutiu com o empresariado apodiense sobre potencialidades turísticas. Estiveram em Apodi os municípios de Mossoró, Areia branca, São Bento do Norte, Guamaré, Galinhos, Assu, Grossos, Tibau, entre outros.

“O povo de Apodi reagiu positivamente e isso nos anima para novos eventos. Queremos continuar trabalhando, mas pedindo a compreensão das pessoas porque turismo exige organização, compromisso e qualidade. Foi apenas um primeiro passo”, finalizou Dodora.

Todas as apresentações foram bastante prestigiadas pela população que lotava o largo da Praça Getulio Vargas. Autoridades como o deputado estadual Walter Alves participou da programação ao lado da prefeita Goreti da Silveira Pinto e dos seus auxiliares. “È um evento muito organizado e merece a nossa admiração”, comentou Walter Alves.

TURISMO EM APODI

F DISCUSSÃO SOBRE OS PONTOS TURÍSTICOS:

* O terminal turístico etapas prontas e quando serão liberadas.

* Boxes disponíveis, o procedimento de distribuição e para que utilidade

* Saneamento Básico - A discussão urgente sobre os esgotos que descem para a lagoa, de forma visível e a caminho do terminal turístico, entre outros pontos estratégicos

F. MOVIMENTAÇÃO TURISTICA

* Discutir como viabilizar, de forma disciplinada, a movimentação turística do Lajedo de Soledade, Barragem de Santa Cruz, Vaquejada e Carnaval, como principais atrativos e buscar uma forma de elevar a permanência do turista em Apodi, para assim gerar emprego e renda.

F POSTO DE INFORMAÇÕES TURISTICAS

* Onde centrar as informações sobre a importância turística de Apodi, com quem, com que.

F FOLHETERIA E SINALIZAÇÃO TURISTICA

* Material informativo sobre Apodi (de excelente qualidade para ser distribuído nos locais estratégicos do setor turístico e para participar de feiras)

* Sinalização turística, no mínimo com indicação e distancia dos principais pontos.

F PROMOÇÃO/PARTICIPAÇÃO DE EVENTOS

* CALENDÁRIO DE EVENTOS DO MUNICÍPIO COM DESTAQUES PARA OS MESES PRINCIPAIS: CARNAVAL, SEMANA SANTA, SÃO JOÃO (COM FESTA DO PADROEIRO), VAQUEJADA, FEIRA DE TURISMO, ATIVIDADES CULTURAIS, NATAL, REVEILON.

Ascom PMA

Nenhum comentário: